JALES

Aterro Sanitário de Jales recebe nota 9,8 da CETESB

Aterro Sanitário de Jales recebe nota 9,8 da CETESB

Jales gera quase quarenta toneladas de lixo por dia

Jales gera quase quarenta toneladas de lixo por dia

Publicada há 2 anos

Após minuciosa vistoria, Aterro Sanitário de Jales recebeu nota 9,8 na avaliação da qualidade de sua operação feita pela CETESB

Da Redação

O Aterro Sanitário Municipal obteve uma excelente avaliação da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) no IQR – Índice de Qualidade dos Resíduos. O local, que está sob gestão da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, após minuciosa vistoria, recebeu nota 9,8 na avaliação da qualidade de sua operação.

Desde 1997, a CETESB tem organizado e disponibilizado anualmente as informações sobre as condições ambientais e sanitárias dos locais de destinação final de resíduos domiciliares nos municípios paulistas, para a elaboração do Inventário Estadual de Resíduos Domiciliares e o aprimoramento dos mecanismos de gestão ambiental no Estado.

Através das inspeções de seus técnicos, as informações coletadas são processadas a partir de um questionário padronizado cujas pontuações variam de 0 a 10, são avaliadas as características locacionais, estruturais e operacionais dos locais de tratamento e disposição de resíduos.

A Companhia processou os dados obtidos e consolidados em cada um dos 645 municípios do estado, que foram comparados entre 2020 e 2021. Em 2020, Jales recebeu a nota de 8,4, evoluindo para 9,8 em 2021, o que demonstra o claro desenvolvimento do local e as condições adequadas de operação.

A secretária Municipal de Meio Ambiente, Sandra Gigante, ressaltou que “o trabalho que vem sendo executado em relação ao Aterro Sanitário é feito com muita responsabilidade e com muita dedicação, por muitas vezes é algo que a população não percebe, mas que tem grande importância no nosso cotidiano. Nossa cidade gera quase quarenta toneladas de lixo por dia e essa informação é praticamente desconhecida pelos moradores. Por isso, nós da secretaria, não medimos esforços para que o serviço seja executado da melhor maneira possível e dentro das normas legais exigidas desde o recolhimento nas casas até o destino final no aterro sanitário.”

O diretor do Departamento de Meio Ambiente da pasta, o engenheiro ambiental, João Gabriel Segantine. Ressaltou que “toda a equipe ficou muito feliz com o resultado da avaliação e o reconhecimento do trabalho executado. Nós estamos sempre buscando atender às exigências técnicas feitas pelo órgão fiscalizador e essa nota reflete isso”, comentou.


Fonte: jales.sp.gov.br

últimas