BELEZA!

Tratamento para estrias em casa e na clínica

Tratamento para estrias em casa e na clínica

Fase de crescimento, gravidez ou ganho de peso muito rápido são algumas situações em que podem surgir

Fase de crescimento, gravidez ou ganho de peso muito rápido são algumas situações em que podem surgir

Publicada há 7 anos

Um dos principais problemas de beleza que atormentam as mulheres são as estrias. Essas listras tão “queridas” marcam a pele como uma cicatriz e dependendo do local atrapalham o visual e a autoestima de quem sofre com elas. Elas aparecem quando há rupturas das fibras de colágeno e elastina localizadas na derme (camada mais profunda da pele). Qualquer distensão maior da pele pode provocá-las. Fase de crescimento, gravidez ou ganho de peso muito rápido são algumas situações em que elas podem surgir.


POR QUE EU FUI ESCOLHIDA?

 Estrias são mais comuns nas mulheres, principalmente nos glúteos, coxas, abdômen e seios. Mas podem aparecer também nos homens que abusam de musculação ou de anabolizantes. Fatores genéticos também podem influenciar. Usar diariamente cremes hidratantes é principal medida preventiva para preservar a saúde e a elasticidade da pele. Lesões mais recentes são geralmente avermelhadas, evoluindo mais tarda parauma tonalidade mais branca. Estrias recentes respondem bem melhor a tratamentos dermatológicos, enquanto que as mais antigas são como cicatrizes. Então, quanto mais cedo for iniciado o tratamento para estrias, melhor será o resultado. E o inverno é o melhor período para isso.


QUANDO A PLÁSTICA É A SOLUÇÃO? 

A abdominoplastia pode ser a solução para quem tem muitas estrias na barriga, fruto de uma ou mais gestações por exemplo. Se as estrias estiverem localizadas abaixo do umbigo, todas podem ser removidas com a abdominoplastia, garantem especialistas. Mas se estiverem localizadas acima dele, sairão parcialmente. Mas essa solução só vale para mulheres que não pretendem mais  engravidar. Caso contrário, as estrias voltarão a aparecer no mesmo local.


TRATAMENTO PARA ESTRIAS NOS CONSULTÓRIOS 

 Cada caso é um caso. Deve-se levar em conta o tempo de aparecimento da estria, onde ela está localizada, se é larga ou fina, tipo de pele e estilo de vida da paciente, entre outros fatores. Os dermatologistas dizem que não existe um tratamento que possa ser classificado como o melhor de todos. Geralmente, a melhora vem da combinação de vários procedimentos e, mesmo assim, não há a garantia de que o resultado atenda à expectativa da paciente.  Todos os tratamentos  têm a mesma finalidade: estimular a formação de colágeno, a proteína que preenche e disfarça a cicatriz, e a reestruturação das fibras elásticas, que ficaram esgarçadas. O processo costuma ser lento, levando alguns meses para as estrias novas melhorarem e de um a dois anos para as antigas. Ainda assim, o tratamento bem indicado corrige até 80% as estrias novas e melhora de 40 a 60% as antigas. Segundo os especialistas, a estria branca nunca desaparece totalmente, mas tem o tamanho reduzido e se torna menos visível.


TRATAMENTO PARA ESTRIAS EM CASA

É importante aplicar diariamente cremes com ativos que ajudam  na recuperação da pele e que contribuam para a prevenção. Eles podem ser usados em conjunto, no mesmo creme, ou de modo alternado e devem ser associados a substâncias hidratantes, fundamentais para evitar o aparecimento de novas estrias. Veja os principais. 


Ácido retinoico: Para as estrias novas e antigas, é o ativo mais eficaz. O ácido retinoico promove a renovação celular e estimula a produção de colágeno. É o mesmo ácido usado em peelings, mas em concentração bem menor.  Se optar por esse método, evite se expor muito ao sol, pois há o risco de manchar a pele. 


Vitamina C: é mais suave do que o retinoico, mas também contribui para a produção de colágeno, só que com menos intensidade. 


SCA: é a sigla para Secreção do Cryptomphalus Aspersa, um pequeno caracol. Esse princípio ativo já foi usado na recuperação das vítimas de queimadura. Depois, passou a ser sintetizado artificialmente e empregado no tratamento de cicatrizes e estrias. Ele atua como regenerador da pele, mas é menos eficiente do que o ácido retinoico e a vitamina C. Tratamento

últimas