ESPORTE

Mirassol torna-se “celeiro” de estrelas da última década

Mirassol torna-se “celeiro” de estrelas da última década

Com nomes como Alex Muralha, Cortez, Camilo e Luan, Leão tem o elenco mais badalado entre os times do interior que disputam o Paulistão

Com nomes como Alex Muralha, Cortez, Camilo e Luan, Leão tem o elenco mais badalado entre os times do interior que disputam o Paulistão

Publicada há 2 anos

Da Redação 

Assistir a um jogo do Mirassol, que atualmente disputa o Campeonato Paulista e tem pela frente a Série B na sequência da temporada, pode ser uma espécie de “viagem no tempo” para quem se acostumou a acompanhar o futebol brasileiro na década de 2010.

Clube em ascensão no interior paulista, o Leão tornou-se um verdadeiro celeiro de jogadores que se destacaram – ou, ao menos, passaram – em grandes clubes do futebol nacional anos atrás. Hoje eles se reúnem em um clube que recentemente chegou a duas semifinais de Paulistão e ganhou notoriedade após ter se tornado uma pedra no sapato de grandes clubes.

Alex Muralha

Revelado pelo Paraná, Alex Muralha rodou por algumas equipes Brasil afora – inclusive o próprio Mirassol, em 2014, até chegar ao Figueirense. No clube catarinense, o goleiro se destacou especialmente no Brasileirão de 2015, chamando a atenção do Flamengo, com o qual assinou contrato de quatro anos.

– Eu já tive oportunidade de jogar com a grande maioria que está aqui e é muito legal você retornar para o clube e ver grandes atletas que se tornaram no futebol nacional e internacional, estar junto com eles novamente. É algo muito bom, você se sente bem no meio desses caras, estar no meio de pessoas de alto rendimento, consequentemente seu nível também vai subir. É algo que agrega para todo o grupo e tenho certeza que vamos conquistar grandes objetivos nesse ano – falou Muralha.

No Rubro-negro, o goleiro viveu o auge em sua primeira temporada, o que rendeu, inclusive, a convocação para a seleção brasileira em 2016, para a disputa das eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia. Também apareceu em mais duas listas posteriores. Muralha, porém, não manteve o mesmo nível e passou a ser muito contestado pela torcida após inúmeras falhas.

Bruno Cortez

O lateral-esquerdo é mais um com passagem pela seleção brasileira que integra o elenco do Mirassol. Destaque do Botafogo na temporada 2011, Cortez foi convocado por Mano Menezes para o Superclássico das Américas, vencido pelo Brasil diante da rival Argentina, e foi o titular da posição no segundo jogo, disputado no estádio do Mangueirão, em Belém.

Após a boa temporada pelo Fogão, Cortez acertou com o São Paulo, onde começou muito bem (e conquistou a Copa Sul-Americana de 2012), mas caiu de produção e acabou emprestado ao Benfica. Depois de rodar por Criciúma e pelo futebol japonês, o lateral fechou com o Grêmio em 2017. No clube gaúcho foram cinco temporadas e a conquista do título da Libertadores.

Yuri

Conhecido nacionalmente nas últimas semanas pelo affair com a cantora Iza, o volante de 28 anos começou a carreira no Audax-SP e se destacou na equipe que chegou à decisão do Campeonato Paulista sob o comando de Fernando Diniz, em 2016.

A boa campanha rendeu boas oportunidades a vários jogadores daquele elenco, entre eles Yuri, que acertou com o Santos e passou três anos no Alvinegro. Na sequência, o meio-campista passou mais duas temporadas no Fluminense antes de defender Cuiabá e Juventude, sempre disputando a Série A do Campeonato Brasileiro.

Gabriel

A camisa 10 do Flamengo vestiu jogadores lendários, desde Zico até Gabigol, passando ainda por Ronaldinho, Adriano Imperador, Diego e... Gabriel. Hoje com 33 anos, o meia se destacou no Bahia na temporada 2012 e chegou ao Rubro-negro da Gávea na temporada seguinte.

A missão recebida não era das mais fáceis: vestir a camisa 10 em uma época de vacas magras para o Mengão, que vivia um período bastante diferente da badalação atual. Apesar disso, Gabriel conseguiu ser um dos destaques do clube na conquista da Copa do Brasil de 2013 e permaneceu no clube até 2017.

Silvinho

Silvinho nunca chegou a ser uma estrela, é verdade, mas viveu seu momento de notoriedade no futebol Brasileiro. O atacante – hoje com 32 anos – começou na base do Corinthians, mas se profissionalizou rodando pelo interior paulista e ganhou destaque na boa campanha do Penapolense no Paulistão de 2013.

O jogador pertencia ao Comercial e despertou o interesse do São Paulo, que acabou acertando sua contratação por empréstimo. Sem ter uma passagem de grande destaque, Silvinho passou a rodar por vários clubes, tendo destaque especialmente no Criciúma.

Camilo

Maestro do Mirassol desde a temporada passada, Camilo completará 37 anos em breve, mas segue jogando o fino da bola. Principal referência técnica da equipe que conquistou o título da Série C em 2022, o meia está em sua terceira passagem pelo clube, mas também foi destaque de equipes da elite nacional.

A estrela de Camilo começou a brilhar, de fato, no clube da estrela solitária. Foi no Botafogo, entre 2016 e 2017, que o meia se notabilizou por golaços, grandes atuações e, com isso, chegou a ser convocado por Tite para um amistoso contra a Colômbia em 2017.

Jogadores do Mirassol perfilados na estreia no Paulistão — Foto: Pedro Zacchi/Ag. Mirassol


últimas