OBRAS
Em clima de emoção, cidade inaugura pontilhões “Antônio Faria” e “Masayuki Okuma”
Em clima de emoção, cidade inaugura pontilhões “Antônio Faria” e “Masayuki Okuma”
Parceria entre Rumo e Prefeitura de Fernandópolis revoluciona mobilidade urbana na zona sul
Parceria entre Rumo e Prefeitura de Fernandópolis revoluciona mobilidade urbana na zona sul

Da Redação
A Prefeitura de Fernandópolis inaugurou solenemente os dois pontilhões que foram construídos em parceria com a empresa Rumo, maior operadora de ferrovias do Brasil.
A solenidade aconteceu nesta sexta-feira, 31. Na oportunidade, foram descerradas as placas de denominação das obras: “Pontilhão Antônio Faria” e “Pontilhão Masayuki Okuma”. As famílias dos homenageados compareceram.
O prefeito de Fernandópolis, João Paulo Cantarella, comandou a cerimônia, ao lado da Primeira Dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Fabiana Cantarella e do vice-prefeito Marcos Mazeti e sua companheira Adriana Macedo.
Vários vereadores compareceram, além dos secretários municipais, representantes de deputados e autoridades civis e militares. O Secretário Municipal de Obras Mateus Paulique representou a assessoria do prefeito.
OBRA DE R$ 50 MILHÕES
Com um investimento aproximado de R$50 milhões, os projetos de infraestrutura trarão mais segurança e fluidez viária para os habitantes de Fernandópolis e região.
Os pontilhões passam sobre a malha ferroviária e se localizam na Rodovia Vicinal Carlos Gandolfi, fazendo parte do conjunto de investimentos previstos na renovação antecipada da Malha Paulista, pactuada entre a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Ministério dos Transportes em 2020.
A primeira obra inaugurada foi o “Antônio Faria”, na presença de quatro dos filhos do homenageado: Vanusa, Vanuê, Weder Tito e Clério. O prefeito João Paulo Cantarella, depois de agradecer aos representantes da Rumo (Marcelo Rodrigues, Célio de Paula Sales e Silvia Zanchetta) e ao Dr. Álvaro Simões da Conceição Neto, diretor de Outorgas Ferroviárias do Ministério dos Transportes, saudou a família Faria “por tudo que representam para a nossa cidade”.
Depois de encerrada a cerimônia do primeiro pontilhão, localizado no acesso à Estrada do Bairro Coqueiro, os participantes se locomoveram até o segundo dispositivo, situado próximo ao portal da Universidade Brasil. Esse pontilhão receberia naquele momento o nome de “Masayuki Okuma”.
A família Okuma compareceu em grande número à solenidade (até Lucas, de 10 meses de idade, bisneto do homenageado, estava presente). Também Edson e Roberto, filhos de Masayuki que administram o entreposto da família em Campinas, vieram para a homenagem. Em nome da família, falou o empresário Paulinho Okuma. Ele confessou sua grande amizade e admiração pelo prefeito Cantarella e pelo vice Mazeti, seu “velho amigo”.
Paulinho falou também do pai, “um desbravador, que trabalhou nessas terras quando tudo por aqui era mato”. Foi Masayuki Okuma quem iniciou o cultivo de cítricos nas terras da família, em 1976, depois que a grande geada do ano anterior destruíra os cafezais da região.
A futura construção do Anel Viário também entrou em pauta. Segundo o empresário, “construir o Anel Viário era um sonho do Rui Okuma (irmão de Paulinho e prefeito de Fernandópolis, que morreu durante o segundo ano de seu mandato) e agora nós vamos concretizar esse sonho”.
Emocionado, o prefeito Cantarella chamou todos os operários da Constroeste para uma foto coletiva: “afinal, vocês são os verdadeiros autores desta grande obra que a nossa Fernandópolis recebe”, finalizou.
Segundo Rodrigo Verardino de Stéfani, gerente executivo de Relações Institucionais e Governamentais da Rumo, as obras entregues atendem diretamente às demandas da comunidade local. “São entregas que reforçam o compromisso da Rumo com a segurança da população. Fernandópolis faz parte do principal corredor logístico de exportação do país, e os empreendimentos vêm para solucionar de forma definitiva os desafios de mobilidade urbana na região”, afirma.
O prefeito Cantarella concorda: “essas obras representam um grande avanço para Fernandópolis. Elas valorizam a região, retiram o tráfego pesado do centro, melhoram a mobilidade urbana, e, principalmente, impulsionam o crescimento e o desenvolvimento do município”.
Fonte: Secretaria de Comunicação de Fernandópolis