FISCO
Fazenda suspende mais de 3,7 mil contribuintes por inatividade presumida
Fazenda suspende mais de 3,7 mil contribuintes por inatividade presumida
Contribuinte tem 60 dias para regularização sob pena de cassação
Contribuinte tem 60 dias para regularização sob pena de cassação
Da Redação
A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) suspendeu a inscrição estadual de 3.712 contribuintes do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) por inatividade presumida. As notificações foram publicadas no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (17).
A suspensão ocorreu pela omissão consecutiva na entrega de Guias de Informação e Apuração do ICMS (GIA) nos meses de junho, julho e agosto de 2022. A relação dos contribuintes suspensos pode ser consultada na página do Cadesp, clicando em Mais Informações > Cassação. A relação publicada no DOE pode ser conferida aqui.
Com o objetivo de manter o cadastro de contribuintes atualizado e confiável, a Sefaz-SP continua rotineiramente efetuando a suspensão de contribuintes por inatividade presumida, em decorrência da falta de cumprimento das obrigações acessórias e do recolhimento do imposto, inclusive para evitar que as inscrições estaduais possam ser utilizadas de forma fraudulenta.
O contribuinte que desejar restabelecer a eficácia da inscrição tem prazo de 60 dias, contado a partir da data de publicação em Diário Oficial, para apresentar no Posto Fiscal Eletrônico (PFE) as declarações omissas, sob pena de cassação da eficácia de sua inscrição estadual, conforme prevê a Portaria CAT 95/06.
O restabelecimento da eficácia da inscrição será automático para o contribuinte que entregar as GIAs, sem a necessidade de comparecimento ao Posto Fiscal de vinculação do estabelecimento, caso o cumprimento das obrigações acessórias mencionadas ocorra dentro do prazo de 60 dias.
Não foram suspensos os contribuintes omissos de GIA que efetuaram o recolhimento do imposto, ou emitiram a NF-e (Modelo 55) ou entregaram os arquivos da EFD -- Escrituração Fiscal Digital, do Sintegra ou do REDF (Registro Eletrônico de Documentos Digitais). Entretanto, esses contribuintes continuam sujeitos às penalidades previstas em regulamento devido à falta do cumprimento das obrigações acessórias.
Confira o número de suspensões por região:
Delegacia Regional Tributária Contribuintes com inscrição suspensa por inatividade presumida
DRTC-I (São Paulo) 737
DRTC-II (São Paulo) 323
DRTC-III (São Paulo) 569
DRT-2 (Litoral) 197
DRT-3 (Vale do Paraíba) 154
DRT-4 (Sorocaba) 119
DRT-5 (Campinas) 224
DRT-6 (Ribeirão Preto) 185
DRT-7 (Bauru) 88
DRT-8 (São José do Rio Preto) 72
DRT-9 (Araçatuba) 58
DRT-10 (Presidente Prudente) 50
DRT-11 (Marília) 54
DRT-12 (ABCD) 128
DRT-13 (Guarulhos) 215
DRT-14 (Osasco) 348
DRT-15 (Araraquara) 56
DRT-16 (Jundiaí) 135
Total 3712
Fonte: Secom Sefaz-SP