JUSTIÇA

‘Saidinha de Santo Antônio’ libera hoje 1.923 presos na região

‘Saidinha de Santo Antônio’ libera hoje 1.923 presos na região

Liberdade entre os dias 13 a 19; SAP não informa número de tornozeleira eletrônicas

Liberdade entre os dias 13 a 19; SAP não informa número de tornozeleira eletrônicas

Publicada há 1 ano

SAP não informou número de presos monitorados com tornozeleira eletrônica. Em 2022, dos 2.296 presos que serão liberados, apenas 140 usam o dispositivo. Foto: Divulgação

Da Redação

A ‘Saidinha de Santo Antônio’, como é conhecida a liberdade provisória concedida para os presos em regime semiaberto e que não foram condenados por crimes hediondos ou que resultaram morte, libera 1.923 presos somente na região a partir desta terça-feira, 13/06/2023.

O dado é da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), sendo que os ‘reeducandos’ beneficiados provêm de:

- 1.487 do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) Dr. Javert de Andrade;

- 51 mulheres do Centro de Ressocialização Feminina (CRF);

- 220 do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Icém;

-149 do CDP de Riolândia;

- 9 do CDP de Paulo de Faria; e,

- 7 da Penitenciária de Riolândia.

Monitoramento

A SAP desta vez não informou qual o número de detentos liberados que serão monitorados com o uso de tornozeleira eletrônica, mas na última liberação autorizada pela Justiça ocorrida no final do ano passado, de um total de 2.296 presos beneficiados, apenas 140 foram monitorados eletronicamente. Os demais foram fiscalizados pela Polícia Militar através do Projeto Vida, que pretende monitorá-los em tempo real. O projeto consiste no envio aos policiais dos endereços residenciais dos detentos, para acompanhamento aleatório.

Segunda de um total de quatro

A ‘saidinha de Santo Antônio’ é a segunda das quatro saidinhas regulamentada pela portaria nº 2/2019 do Deecrim, que acontecem nos meses de março, junho, setembro e dezembro.

Os presos serão liberados entre 6 horas e 9 horas do dia 13 e deverão retornar até às 16 horas do dia 19, próxima segunda-feira, para suas unidades prisionais. O detento que não retornar até esse horário será considerado foragido da justiça. Durante o período que estiver em liberdade o preso não poderá sair de casa no período noturno, nem frequentar festas ou estabelecimentos que vendam bebidas alcoólicas. Caso seja pego em uma dessas infrações, será detido e encaminhado de volta para sua unidade prisional.

últimas