Foto: Fábio Rodrigues / Possebom / ABr
Da Redação
Com as festividades de final de ano, a procura por serviços de maquiagem e modelagem dos cabelos se tornou maior, como ocorre sempre em datas comemorativas. Pela segunda vez, em menos de um ano, a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária emitiu alerta com relação ao uso das pomadas para trançar e modelar os cabelos. O comunicado emitido foi em decorrência ao aumento de casos relatados de complicações com o uso deste material após as festividades de final de ano.
A orientação é para que os profissionais da área e o consumidor utilizem apenas as marcas autorizadas e que constam na lista disponibilizada no site da ANVISA: www.gov.br/anvisa e que utilizem os produtos com moderação. Em fevereiro de 2023, a Agência Nacional proibiu por tempo indeterminado a venda das pomadas para trançar e modelar cabelos de todas as marcas, até que toda a situação foi regularizada.
ORIENTAÇÃO AOS CONSUMIDORES E PROFISSIONAIS
Consumidor
- Utilize apenas produtos da Lista de Pomadas Autorizadas
- Se fez uso recente, lave os cabelos com cuidado, sempre lembrando de inclinar a cabeça para trás, para que o produto não entre em contato com os olhos
- Em caso de contato acidental com os olhos, lave imediatamente com água em abundância
- Em caso de qualquer efeito indesejado, procure imediatamente o serviço de saúde mais próximo de você
Profissionais, salões e comércio em geral
- Utilize apenas produtos da Lista de Pomadas Autorizadas
- O manuseio do produto também pode trazer risco aos aplicadores
- Caso exista produtos proibidos no salão ou loja, não existe determinação de recolhimento no momento, mas o produto deve ficar separado e não deverá ficar exposto e ser comercializado.
Fonte: SeCom Fernandópolis