SAÚDE

‘Luz Azul’ comemora mês de sensibilização e conscientização do Autismo

‘Luz Azul’ comemora mês de sensibilização e conscientização do Autismo

“Valorize as Capacidades e Respeite os Limites”: campanha contará com diversas ações

“Valorize as Capacidades e Respeite os Limites”: campanha contará com diversas ações

Publicada há 1 semana

Da Redação

Para comemorar o Dia Mundial e o Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo, o projeto ‘Luz Azul’ elaborou uma programação especial durante todo mês de abril. As ações contam com diversos parceiros e têm como proposta mobilizar a população sobre a data e promover ações comemorativas com a presença de pessoas autistas e seus familiares. 

Com o tema “Valorize as Capacidades e Respeite os Limites”, a campanha destaca a importância de reconhecer e respeitar as habilidades e as particularidades de pessoas com transtorno do espectro do autismo (TEA), ressaltando a importância de compreender e respeitar os limites de cada um, promovendo um ambiente inclusivo, acessível e acolhedor. A campanha deste ano é uma resposta à necessidade de abordar o autismo sob uma perspectiva mais integral e positiva, destacando que a neurodiversidade é uma parte valiosa da sociedade. 

“O tema reflete um movimento crescente de conscientização e inclusão social em todos os aspectos da vida. Em um mundo onde as diferenças muitas vezes são vistas como barreiras, essa campanha busca enfatizar que cada pessoa autista possui um conjunto de habilidades e interesses que merecem ser reconhecidos e estimulados”, disse a coordenador do ‘Luz Azul’, Ana Albuquerque.  

CRONOGRAMA

06/04 - 1° passeio das famílias do ‘Luz Azul’ no Shopping Fernandópolis. As crianças vão participar de brincadeiras, assistirem a uma sessão de vídeo com cinema adaptado, passear e tomar um lanche juntos.

13/04 - Circuito de Palestras- Auditório Universidade Brasil 

Início às 9h - evento Acadêmico e de Capacitação Autismo

Palestra: Políticas Públicas e Direito dos Autistas. Presença da Associação ‘Além do Olhar’ - de famílias de autistas de MG.

Às 10h - palestra “As manifestações Clínicas no Transtorno do Espectro do Autismo” - palestrante: Dra. Regina Albuquerque, médica neurologista infantil. (Serão abordados tema como o ingresso na área de ABA ao TEA, como funciona a formação e a capacitação para atuar na área, sobre a importância de profissionais de outras áreas terem um conhecimento sobre análise do comportamento aplicada para potencializar a efetividade das intervenções por conta da consistência e como funciona a atuação ambulatorial da psicologia.

*11h - palestra “A análise do comportamento aplicada (ABA) na prática clínica e o funcionamento da atuação ambulatorial na psicologia” - palestrante: Mateus Dalkirane - psicólogo e especialista em Análise do Comportamento Aplicada (ABA).

*19h30 - Local: FEIRA DAS ARTES - Barzinho Kids CRIAJUNTO CRIACANTANDO /APADAF Apresentação/música/exposição de pinturas dos autistas de Fernandópolis da Associação de Deficientes Auditivos de Fernandópolis. Show dos Autistas CRIACANTANDO/AMOSTRA ARTÍSTICA TEA  

20/04 - Palestra com o GETEA, às 9h no a Auditório da FEF. Tema: “O papel do educador na educação inclusiva “. Das 9h às 11h - oficina para as crianças. 

27/04 - ‘3ª Caminhada do Amor’ com bexigas azuis, às 9h, saindo da praça central (matriz) e encerrando a programação festiva do Luz Azul. 

últimas