ACUSAÇÃO

PT representa Carla Zambelli por falas racistas

PT representa Carla Zambelli por falas racistas

Chamou Benedita da Silva de Chica da Silva em live

Chamou Benedita da Silva de Chica da Silva em live

Publicada há 6 meses

As deputadas Carla Zambelli e Benedita Silva. Fotos: Divulgação / Câmara dos Deputados

Da Redação

O Partido dos Trabalhadores (PT) faz duas representações contra a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP).

Elas foram apresentadas na noite desta última quarta-feira, 03/07/2024 e são dirigidas ao corregedor-geral da Câmara dos Deputados Domingos Neto (PSD-CE) e a procurador-geral da República Paulo Gonet.

Na primeira há pedido de apuração interna do Legislativo com a aplicação das penalidades cabíveis e na segunda pedido de investigação criminal por crime de racismo.

Zambelli é acusada de ter chamada a deputada petista de “Chica da Silva” em uma live postada em suas redes sociais. Ela chegou a pedir desculpas e afirmou que se “equivocou”.

— Eu não vou ter poder de fala, né? Eu não vou falar porque provavelmente... não sei porque não vou falar. Parece que já foi montada pela pela Secretaria da Mulher, que é a Chica da Silva — disse Zambelli em live.

Chica da Silva foi uma escravizada brasileira alforriada que ficou famosa pelo poder que exerceu no arraial do Tijuco, hoje a cidade mineira de Diamantina. Devido à sua ascensão social, ela se tornou uma das mulheres negras mais importantes da sociedade colonial de Minas Gerais do século 18.

A deputada Benedita da Silva é a atual coordenadora da Secretaria da Mulher na Câmara dos Deputados.

últimas