As deputadas Carla Zambelli e Benedita Silva. Fotos: Divulgação / Câmara dos Deputados
Da Redação
O Partido dos Trabalhadores (PT) faz duas representações contra a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP).
Elas foram apresentadas na noite desta última quarta-feira, 03/07/2024 e são dirigidas ao corregedor-geral da Câmara dos Deputados Domingos Neto (PSD-CE) e a procurador-geral da República Paulo Gonet.
Na primeira há pedido de apuração interna do Legislativo com a aplicação das penalidades cabíveis e na segunda pedido de investigação criminal por crime de racismo.
Zambelli é acusada de ter chamada a deputada petista de “Chica da Silva” em uma live postada em suas redes sociais. Ela chegou a pedir desculpas e afirmou que se “equivocou”.
— Eu não vou ter poder de fala, né? Eu não vou falar porque provavelmente... não sei porque não vou falar. Parece que já foi montada pela pela Secretaria da Mulher, que é a Chica da Silva — disse Zambelli em live.
Chica da Silva foi uma escravizada brasileira alforriada que ficou famosa pelo poder que exerceu no arraial do Tijuco, hoje a cidade mineira de Diamantina. Devido à sua ascensão social, ela se tornou uma das mulheres negras mais importantes da sociedade colonial de Minas Gerais do século 18.
A deputada Benedita da Silva é a atual coordenadora da Secretaria da Mulher na Câmara dos Deputados.