DESENVOLVIMENTO
Economistas tinham razão! IPS Brasil coloca Fernandópolis atrás de Jales e (muito) de Votuporanga
Economistas tinham razão! IPS Brasil coloca Fernandópolis atrás de Jales e (muito) de Votuporanga
Projeto Desenvolve Fernandópolis prevê a situação para os próximos 13 anos
Projeto Desenvolve Fernandópolis prevê a situação para os próximos 13 anos
O Social Progress Imperative (IPS), que analisa o desempenho dos países em termos de progresso social, e agora também o IPS Brasil, com o desempenho socioambiental, indicadores econômicos e de bem-estar e sustentabilidade dos municípios brasileiros, publicou a primeira relação completa nacional e em seu bojo traz, é claro, o ranking dos municípios paulistas (e região inclusa) avaliando a qualidade de vida.
Dentre os 645 municípios paulistas, Votuporanga é o mais bem posicionado da região ocupando o 29º lugar; São José do Rio Preto está no 100º; Jales em 167º, Fernandópolis em 168º e Santa Fé do Sul em 176º.
Apenas distinguindo os índices do IPS Brasil com outras divulgações e premiações avulsas que vira e mexe pintam na mídia, eles são mais completos e levam em consideração outros fatores além do econômico. O IPS Brasil foi desenvolvido pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) em parceria com Fundación Avina, Amazônia 2030, Anattá Pesquisa e Desenvolvimento, Centro de Empreendedorismo da Amazônia e Social Progress Imperative, e fornece uma avaliação detalhada e abrangente do progresso social e ambiental, destacando a importância de complementar as medidas tradicionais de desenvolvimento econômico com indicadores de bem-estar e sustentabilidade.
Ele utiliza um total de 52 indicadores, secundários e públicos de fontes oficiais e de institutos de pesquisa, com fontes como DataSUS, Instituto de Estudos para Políticas de Saúde, Conselho Nacional de Justiça, Mapbiomas, Anatel, CadÚnico, Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, entre outras, sendo, portanto muito mais confiável que outras avaliações decorrentes de premiações duvidosas.
Os economistas tinham razão
Para surpresa de pouquíssimos, a situação prevista pelos economistas Jair de Moraes, Geraldo Paschoalini e Edson Damasceno, em seu trabalho intitulado de ‘Projeto Desenvolve Fernandópolis’, publicado em nosso site e nas edições digitais do jornal ‘O Extra.net’, está se consolidando.
A colocação fernandopolense é simétrica ao projetado no citado trabalho que prevê, que no prazo máximo de 13 anos, Jales também suplantará Fernandópolis nos índices econômicos. Votuporanga já bateu-nos com números pujantes 31,6% maior!
Lembrando que esse estudo fernandopolense somente considera índices econômicos.
Outros dados
O trabalho lista como os 10 mais bem ranqueados no Estado:
1. Gavião Peixoto - 74,49
2. São Carlos- 70,96
3. Nuporanga- 70,47
4. Indaiatuba- 70,47
5. Gabriel Monteiro - 70,42
6. Águas de São Pedro - 70,37
7. Jaguariúna- 70,29
8. Araraquara - 70,22
9. Pompéia - 70,06
10. São Caetano do Sul - 70,02
Colocações de outros municípios da região no ranking estadual:
Catanduva: 65º
Mirassol: 73º
Araçatuba: 93º
Ilha Solteira: 101º
Dolcinópolis: 158º
Macedônia: 164º
Pedranópolis: 251º
Meridiano: 259º
Guarani d´Oeste: 267º
Estrela d´Oeste 279º
Paranapuã: 300º
Turmalina: 306º
Mira Estrela: 309º
SJ Duas Pontes: 314º
Valentim Gentil: 427º
Ouroeste: 477º
Indiaporã: 527º
Tanabi: 552º
O texto é de livre manifestação do signatário que apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados e não reflete, necessariamente, a opinião do 'O Extra.net'.