ENERGIA

Etec de Fernandópolis ganha usina solar

Etec de Fernandópolis ganha usina solar

Junto com outras cinco unidades do Estado de SP

Junto com outras cinco unidades do Estado de SP

Publicada há 3 meses

Da Redação

Na sexta-feira (2), o Centro Paula Souza (CPS) firmou um acordo de cooperação técnica com a concessionária Neoenergia Elektro para instalação de usinas solares em seis Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, com capacidade total superior a 680 Kilowatts peak (kWp) e uma estimativa de geração de 1100 Megawatt (MWh)/ano .

Por meio do acordo, sistemas fotovoltaicos serão implantados, até o fim de 2024, nas Etecs Frei Arnaldo Maria de Itaporanga, de Votuporanga; Prof. Armando José Farinazzo, de Fernandópolis; e Sebastiana Augusta de Moraes, de Andradina; além das Fatecs Jales, Tatuí e Franco da Rocha.

Economia de água e desenvolvimento de medidas voltadas para a eficiência energética fazem parte do Programa de Eficiência Energética, Tecnologia e Sustentabilidade (Pets) do CPS, sob supervisão da Unidade de Infraestrutura (UIE). Desde 2022, quando foi criado, o Pets vem buscando formas de tornar as unidades escolares do CPS mais sustentáveis. O acordo com a Elektro, com seu Programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), vem ao encontro desse objetivo.

“Mais do que gerar economia para a instituição – o que significa economia de recursos públicos –, estamos falando de um projeto educacional”, afirmou a diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá. “O aluno percebe que sua escola está passando por uma transformação e aprende na prática o que pode ser feito para a redução de energia. A sustentabilidade está no nosso currículo”, concluiu.

Equipes da Elektro e da Unidade de Infraestrutura do CPS. Foto: Roberto Sungi

Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob supervisão de uma Etec –, em mais de 340 municípios. As Etecs atendem mais de 226 mil alunos nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 91 mil estudantes. Além dos cursos técnicos e superiores de tecnologia, a instituição oferece Formação Continuada e Pós-graduação (stricto sensu e lato sensu). 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Centro Paula Souza

últimas