ELEIÇÕES 2024

Pesquisa: sinal de alerta em candidatos de Bolsonaro e Lula em Fernandópolis

Pesquisa: sinal de alerta em candidatos de Bolsonaro e Lula em Fernandópolis

O elo de Adilson e Cantarella com os 'presidentes' nas urnas

O elo de Adilson e Cantarella com os 'presidentes' nas urnas

Publicada há 21 horas

Preliminarmente, breve sessão ‘remember’:

Em 30 de outubro de 2022, quando da proclamação da apuração de Segundo Turno das eleições federais, as urnas apontaram os seguintes resultados no principal colégio eleitoral da região:

- Jair Bolsonaro (PL) recebeu 176.282 votos, o que equivaleu a 68,88% do total;
- Lula (PT) teve 83.408 votos, equivalente a 32,12%.


Tornando para os dias atuais e completando com resultado de pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Sinfor Consultoria e Pesquisa e divulgada pelo SBT Interior nesta semana:(CLIQUE AQUI PARA RELEMBRAR):

- o ex-prefeito e atual deputado estadual Valdomiro Lopes (PSB) é o líder com 29,6% das intenções de votos na modalidade estimulada (quando é apresentada a relação dos candidatos concorrentes);
- o também deputado estadual Itamar Borges (MDB), apoiado pelo atual prefeito Edinho Araújo, surge em segundo com 26,4%;
- as decepções ficam a cargos dos candidatos tutelados pelo atual presidente Lula e pelo ex Bolsonaro. Ambos, Coronel Fábio Cândido (PL) e Marco Rillo (PT), são os preferidos por 9% dos rio-pretenses.


Como se percebe claramente, este últimos detêm índices muito aquém dos conferidos aos seus principais apoiadores e precisarão de hecatombes políticos para mudar o quadro eleitoral em pouco mais de um mês.

Transportando para cá

E alguns estrategistas políticos da região ligaram sinais de alerta com a divulgação desses dados rio-pretenses e que refletem um cenário já amplamente conhecido nos bastidores: a taxa de transferibilidade de votos na região noroeste é baixa; muito baixa comparativamente a outras áreas do Estado paulista. No pleito municipal, por aqui, mais vale apoios de lideranças políticas e expoentes comunitários locais que de figurões nacionais.

A situação acendeu internamente o sinal de alerta em Fernandópolis, especialmente em duas campanhas:

- a de João Paulo Cantarella e Marcos Mazeti, ambos do PL e umbilicalmente ligados ao bolsonarismo, inclusive dando ênfase em material publicitário no apoio do ex-presidente que em Fernandópolis, em 2022, obteve 24.566 votos, o equivalente a 62,67% do total da cidade;
- a de Adilson Campos e Sérgio Teixeira, os dois do PT e franqueados pelo presidente Lula que na mesma disputa foi a escolha de 37,33% dos eleitores fernandopolenses e recebeu 14.631 votos.

O texto é de livre manifestação do signatário que apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados e não reflete, necessariamente, a opinião do 'O Extra.net'.

últimas