Da Redação
Após Votuporanga confirmar a 13ª morte decorrente de dengue neste ano de 2024, a Secretaria de Saúde de Meridiano também afirmou que registrou um óbito em decorrência da epidemia.
A vítima fatal foi um homem com idade entre 65 a 79 anos e teve os primeiros sintomas no dia 23 de setembro. A morte ocorreu no dia 8 de outubro. É o primeiro caso fatal no município neste ano.
Outro município da região que também confirmou óbito foi Tabapuã, com a terceira vítima fatal sendo um homem com mais de 80 anos e teve os primeiros sintomas no dia 10 de julho. A morte foi confirmada em 28 do mesmo mês.
No total, a região noroeste paulista tem 95 casos de óbitos e mais de 80 mil confirmações em 2024.
13 mortes em Votuporanga
Também foi confirmado pela Secretária Municipal de Saúde de Votuporanga o 13º óbito causado por dengue na cidade neste ano de 2024.
A vítima fatal desta vez é uma mulher com 26 anos e moradora do bairro Pozzobon, cujo falecimento ocorreu no dia 03 de outubro passado.
Votuporanga já registra em 2024:
Sintomas
Os sintomas são comuns para todas as variantes do vírus, incluindo febre, dor no corpo, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, náuseas, manchas avermelhadas pelo corpo, entre outros. O importante é se atentar aos sinais de gravidade, como: dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes e sangramentos (nariz, boca, urina ou fezes). Ao perceber qualquer sintoma, a orientação da Secretaria é para que o cidadão procure atendimento médico na unidade de saúde mais próxima.
As principais medidas de prevenção são:
- Deixar a caixa d’água bem fechada e realizar a limpeza regularmente;
- Retirar dos quintais objetos que acumulam água;
- Cuidar do lixo, mantendo materiais para reciclagem em saco fechado e em local coberto;
- Eliminar pratos de vaso de planta ou usar um pratinho que seja melhor ajustado ao vaso.
Agente de combate à dengue em ação. Foto: AsCom Votuporanga