POLICIAL

PF e PC apreendem 12 armas, milhares de munições, insumos e material explosivo

PF e PC apreendem 12 armas, milhares de munições, insumos e material explosivo

Operação na região é desdobramento de 'furto' de armas e munições

Operação na região é desdobramento de 'furto' de armas e munições

Publicada há 3 horas

Foto: Divulgação / PF Jales

Da Redação

JALES/SP – A Polícia Federal, em ação conjunta com a Polícia Civil, cumpriu, na tarde desta quarta-feira (23), três mandados de busca e apreensão na cidade de Auriflama/SP. As ordens judiciais foram expedidas pela Justiça Estadual a partir de representação do Ministério Público. Na residência de um empresário foram apreendidas 12 armas de fogo, milhares de munições intactas, maquinários e insumos utilizados para recarga de munições – incluindo diversos quilos de pólvora, produto explosivo controlado pelo Exército.

A operação conjunta é um desdobramento de uma investigação da Polícia Civil de São Paulo que, na semana passada, prendeu três homens – entre eles o empresário alvo da ação desta quarta-feira. Eles são suspeitos de envolvimento no desvio de 63 armas de fogo e cerca de 30 mil munições que deveriam estar na loja de armas do empresário. As investigações indicam que o furto teria sido forjado com o objetivo de justificar a subtração do armamento que pertencia a terceiros e que aguardava o registro junto ao Exército. Informações iniciais sugerem que essas armas podem ter sido negociadas com criminosos de outras cidades, pois uma delas foi apreendida pela polícia antes mesmo da comunicação do suposto furto que teria sido orquestrado pelo próprio empresário com a participação do irmão e de pelo menos mais uma pessoa – todos presos preventivamente desde a última sexta-feira.

As apurações da Polícia Federal em Jales/SP tiveram início após a obtenção de informações indicando a possibilidade de um novo furto de armas na casa do empresário. Mesmo preso, ele ainda mantinha em sua residência 11 armas registradas em seu nome no SIGMA (sistema do Exército para Colecionadores, Atiradores e Caçadores – CAC) e outra registrada no SINARM (Sistema Nacional de Armas da Polícia Federal), destinada à defesa pessoal. Diante disso, a Justiça Estadual, com base em representação do Ministério Público e informações da PF, determinou a apreensão das armas e das munições.

Durante o cumprimento dos mandados também foram encontradas milhares de munições intactas, maquinários e grande quantidade de insumos utilizados na recarga de munições – material com potencial para a produção de milhares de unidades. A atividade de recarga é regulamentada e fiscalizada pelo Exército. Todo o material apreendido será submetido à perícia técnica e será apurado se o empresário possuía autorização para armazená-lo em sua residência, haja vista que não apresentava estrutura adequada, conforme exige a legislação.

O empresário foi investigado em inquérito da Polícia Federal sobre crimes relacionados à exploração sexual infantil na internet. Em 2024, durante cumprimento de mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Estadual para sua residência e loja, foram apreendidos equipamentos eletrônicos que passaram por perícia técnica, constatando a existência de pelo menos 33 arquivos com esse tipo de conteúdo em um dos dispositivos eletrônicos do investigado. Por esta razão ele já estava respondendo a um processo administrativo de cassação da posse de armas e o Exército também fora comunicado desta investigação. Ele responde por esse crime na Justiça Estadual de Auriflama/SP.

Todo o material apreendido foi encaminhado à sede da Polícia Federal em Jales/SP, onde as investigações prosseguirão. O investigado permanece preso preventivamente, à disposição da Justiça Estadual.

Fonte: Comunicação Social PF Jales/SP

últimas