ASSISTÊNCIA

Prefeitura promove 14ª Conferência Municipal de Assistência Social

Prefeitura promove 14ª Conferência Municipal de Assistência Social

20 anos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)

20 anos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)

Publicada há 3 horas

Da Redação

Aconteceu nesta quinta-feira (03) a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social de Fernandópolis, que teve como tema “20 anos do SUAS: construção, proteção e resistência”. O evento reuniu autoridades e representantes da rede socioassistencial, como o prefeito João Paulo Cantarella, o vice-prefeito Marcos Mazeti, a secretária de Assistência Social, Silmara Teixeira, o vereador Jeferson da FEF, Suzy Ferrarezi – representando as entidades – a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Fabíola Castilho e a diretora da DRADS Ana Paula Almeida.

Nesta edição, a Conferência abordou cinco eixos temáticos fundamentais para o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS): universalização do acesso, aperfeiçoamento contínuo dos serviços, integração de benefícios e transferências de renda, gestão democrática e sustentabilidade financeira.

Ao longo de duas décadas, o SUAS se consolidou como uma política pública essencial de proteção social, que promove a inclusão, a equidade e a garantia de direitos.

Durante o evento, o prefeito João Paulo Cantarella destacou a importância da atuação conjunta entre o poder público e a sociedade civil:

“Estamos aqui para ser parceiros de vocês. Entendemos o trabalho fundamental que cada uma dessas entidades presta, não apenas para a Prefeitura, mas principalmente para a nossa população.”

A secretária Silmara Teixeira também reforçou o compromisso da gestão municipal com a rede de atendimento. “Hoje é um dia de grande emoção. Sabemos da importância de cada trabalhador ou servidor da política pública de assistência social e da diferença que cada um faz para o atendimento às famílias."

Em Fernandópolis, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania é composta por quatro Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), e um Centro-Dia do Idoso. Além dessas unidades públicas, o município conta com mais 13 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) referenciadas, que executam serviços e projetos no âmbito do SUAS.

Juntas, essas instituições compõem uma rede socioassistencial que atende mais de 3 mil usuários por mês, promovendo cidadania, inclusão e dignidade às famílias em situação de vulnerabilidade.

Fonte: Secretaria de Comunicação de Fernandópolis

últimas