Da Redação
Aconteceu nesta quinta-feira (03) a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social de Fernandópolis, que teve como tema “20 anos do SUAS: construção, proteção e resistência”. O evento reuniu autoridades e representantes da rede socioassistencial, como o prefeito João Paulo Cantarella, o vice-prefeito Marcos Mazeti, a secretária de Assistência Social, Silmara Teixeira, o vereador Jeferson da FEF, Suzy Ferrarezi – representando as entidades – a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Fabíola Castilho e a diretora da DRADS Ana Paula Almeida.
Nesta edição, a Conferência abordou cinco eixos temáticos fundamentais para o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS): universalização do acesso, aperfeiçoamento contínuo dos serviços, integração de benefícios e transferências de renda, gestão democrática e sustentabilidade financeira.
Ao longo de duas décadas, o SUAS se consolidou como uma política pública essencial de proteção social, que promove a inclusão, a equidade e a garantia de direitos.
Durante o evento, o prefeito João Paulo Cantarella destacou a importância da atuação conjunta entre o poder público e a sociedade civil:
“Estamos aqui para ser parceiros de vocês. Entendemos o trabalho fundamental que cada uma dessas entidades presta, não apenas para a Prefeitura, mas principalmente para a nossa população.”
A secretária Silmara Teixeira também reforçou o compromisso da gestão municipal com a rede de atendimento. “Hoje é um dia de grande emoção. Sabemos da importância de cada trabalhador ou servidor da política pública de assistência social e da diferença que cada um faz para o atendimento às famílias."
Em Fernandópolis, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania é composta por quatro Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), e um Centro-Dia do Idoso. Além dessas unidades públicas, o município conta com mais 13 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) referenciadas, que executam serviços e projetos no âmbito do SUAS.
Juntas, essas instituições compõem uma rede socioassistencial que atende mais de 3 mil usuários por mês, promovendo cidadania, inclusão e dignidade às famílias em situação de vulnerabilidade.
Fonte: Secretaria de Comunicação de Fernandópolis