EXEMPLO!
Policial Civil de Santa Fé cria app e vira referência no combate à violência doméstica
Policial Civil de Santa Fé cria app e vira referência no combate à violência doméstica
Escrivã tem mais de 22 milhões de visualizações nas redes sociais
Escrivã tem mais de 22 milhões de visualizações nas redes sociais
Foto: Divulgação / Fonte: PC-SP
Da Redação
A escrivã Priscila Ferreira Guimarães, da Polícia Civil de São Paulo, desenvolveu o aplicativo Be Safe Mulher, voltado à proteção e orientação de mulheres em situação de violência. Lotada na Delegacia de Defesa da Mulher de Santa Fé do Sul (SP), Priscila atua há quase uma década no enfrentamento à violência de gênero e se tornou referência nas redes sociais, onde seus conteúdos ultrapassaram 22 milhões de visualizações.
Além da rotina na polícia, Priscila ministra palestras e capacitações em todo o país, levando orientações a câmaras municipais, escolas, empresas e órgãos públicos. Ela é ex-aluna da rede pública de Paranaíba (MS) e formada em direito na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), daquela cidade.
O aplicativo traz um teste com 25 sinais de alerta, permite compartilhar resultados com pessoas de confiança e conta com um Botão de Ajuda, que direciona a vítima a canais de apoio 24h. Tudo de forma discreta, segura e silenciosa.
“O Be Safe foi criado com base nas histórias reais que acompanhei na polícia. Quero que as mulheres saibam identificar os sinais e tenham apoio para se proteger antes que a violência se agrave”, afirma a criadora.
O app está disponível para download clicando na imagem abaixo:
“Atuo na Polícia Civil há quase dez anos. Durante esse tempo, acompanhei de perto a dor de muitas mulheres. Essa vivência foi essencial para entender como a violência começa, como ela se esconde e como ela se instala. Mas, principalmente, como ela pode ser prevenida. Foi dessa experiência que nasceu o Be Safe Mulher. A mensagem mais importante que posso deixar para todas as mulheres que estão vivendo em um relacionamento violento é: A culpa não é sua. Mas, a decisão de se proteger é. Portanto, cuide-se, proteja-se.”