Foto: Divulgação / Fonte: PMF
Da Redação
A Prefeitura de Fernandópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, anunciou a produção da terceira edição do livro “Fernandópolis: Nossa História, Nossa Gente”, obra que se consolidou como o registro oficial da identidade do município.
A Secretaria de Cultura já identificava a necessidade de dar continuidade ao projeto, já que a última edição do livro havia sido publicada em 2012, e uma nova edição deveria ter sido realizada em 2020, conforme a Lei nº 3.792/2011. Devido à pandemia, essa atualização não aconteceu.
Com o apoio do prefeito João Paulo Cantarella, a nova edição foi confiada ao Departamento de História da Fundação Educacional de Fernandópolis (FEF), sob a coordenação dos professores Me. Wilson Henrique Negrão e Dr. Getúlio de Souza Lima, ambos reconhecidos pesquisadores e especialistas na área.
Durante a formalização da parceria, realizada no dia 1º de setembro, na sede da FEF, estiveram presentes o secretário Rubens Lopes, o coordenador de educação e vereador Carlos Cabral, os professores Wilson Negrão e Getúlio de Souza Lima, além da coordenação e do presidente da Fundação, Ocimar Castro. Na ocasião, houve a entrega simbólica da segunda edição do livro aos novos responsáveis pela pesquisa e atualização da obra.
Segundo o chefe do Departamento de História da FEF, Me. Wilson Negrão, a iniciativa foi recebida com entusiasmo pela comunidade acadêmica. “Ainda não havia visto o poder público procurar os historiadores para realizar um trabalho dessa natureza. Essa gestão procurou o caminho correto para desenvolver um projeto histórico. Essa oportunidade de parceria gera motivação para todo o curso de História.”
Já o professor Dr. Getúlio de Souza Lima, especialista em história regional e participante ativo das reuniões do Conselho Municipal de Cultura, destacou a relevância da iniciativa para fortalecer o vínculo entre pesquisa acadêmica, comunidade e políticas públicas.
A nova edição será realizada pelo Conselho Editorial nomeado por decreto municipal, composto pelo coordenador geral Getúlio de Souza Lima, secretário Wilson Henrique Negrão e os demais membros Bruno Vinicius Costa Conceição; Lara Boni de Souza; Lucas Dutra Foresto dos Santos; Adirlei Cesar de Oliveira Pistolato; Nicole de Jesus Lopes; Leonardo Rogério de Souza Pereira; Carlos Eduardo Domenes da Silva; Érica Renata Fonseca; Nicco de Souza Maia; Jémerson Quirino de Almeida; Amadeu Jesus Pessota; João de Souza Lima; Carlos Eduardo Maia de Oliveira.
Os nomes listados terão a missão de acompanhar, orientar e sugerir melhorias no processo de atualização e edição do livro, para garantir rigor técnico e compromisso histórico.
As duas edições anteriores, publicadas em 1996 e 2012, reuniram relatos, biografias, imagens e documentos, perpetuando a memória de Fernandópolis para as atuais e futuras gerações.
Fonte: Secretaria de Comunicação de Fernandópolis