Foto: Reprodução / Fonte: Instagram
Da Redação
Um trágico acidente na noite de quinta-feira (11) tirou a vida de Luan Santarelli, de 24 anos, jovem natural de Fernandópolis, após ele perder o controle da motocicleta e colidir com objetos fixos em São José do Rio Preto.
Santarelli pilotava uma Honda Biz 125 na Avenida Antônio Antunes Júnior, quando bateu primeiramente em uma lixeira e depois em um poste.
O impacto foi tão violento que o capacete que usava se soltou, e o jovem teve múltiplas fraturas, não resistindo aos ferimentos.
A Polícia Científica foi acionada para apurar a dinâmica da colisão.
O velório deve ser realizado em Fernandópolis. Ainda não há confirmação do horário de chegada do corpo a cidade.
Panorama geral: acidentes com motociclistas em São Paulo
Os acidentes com motociclistas vêm crescendo no estado de São Paulo, tanto em número absoluto como em gravidade:
Em 2024, 2.626 motociclistas morreram no trânsito no estado — alta de 16,1% em relação a 2023.
Na capital paulista, foram 483 mortes de motociclistas em 2024, representando cerca de 46,8% de todos os óbitos no trânsito municipal.
Também chama atenção o aumento das mortes de motociclistas no estado em maio de 2025, que foi de cerca de 18,3% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Dados locais — Fernandópolis
Desde 2015, Fernandópolis registrou cerca de 106 mortes em acidentes de trânsito.
Dessas mortes, 37 foram de acidentes envolvendo motociclistas, o que representa mais de um terço do total.
Também segundo o mesmo levantamento, houve queda nos óbitos: em 2015 houve pico de 17 mortes, em 2016 esse número caiu para cinco.
Nos primeiros meses do ano de 2024, foram registrados 4 óbitos no trânsito em Fernandópolis até março. Desses, dois foram acidentes com motos.
Dados locais — São José do Rio Preto
Rio Preto possui uma frota muito elevada de motocicletas, proporcionalmente maior que em outras cidades paulistas.
Apesar de ter muitos veículos desse tipo, o município tem um dos menores índices de mortes relativas envolvendo motos entre as grandes cidades do estado. Em 2023 foram 16 óbitos em acidentes de moto nas vias municipais, segundo o levantamento do Infosiga-SP.
Outro dado relevante: em Rio Preto, mais de 40% das mortes no trânsito envolvem motociclistas. Por exemplo, entre janeiro e outubro de 2021, das 25 mortes registradas, 16 eram motociclistas.
Também foi registrado uma queda na Região de São José do Rio Preto de 22% nas mortes no trânsito no mês de março (comparando com meses anteriores), bem como queda no número absoluto de acidentes.