AÇÕES

Meio Ambiente destaca importância do Ribeirão Santa Rita

Meio Ambiente destaca importância do Ribeirão Santa Rita

Secretaria Municipal promoveu visitas às nascentes, com orientações sobre ações de preservação

Secretaria Municipal promoveu visitas às nascentes, com orientações sobre ações de preservação

Publicada há 7 anos

SECOM


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Fernandópolis promoveu visitas às nascentes do ribeirão Santa Rita em celebração ao Dia da Água, comemorado no dia 22 de março. As ações foram acompanhadas também pela equipe da Sabesp. As visitadas às nascentes foram realizadas com idosos da Unati (Universidade Aberta à Terceira Idade) e também o grupo de adolescentes do Cras III – Bem Viver, nos dias 22 e 23 de março, respectivamente.


A intenção foi mostrar a importância da preservação do rio Santa Rita, que é o maior e principal da cidade e o valor da água para os seres vivos. “Há alguns anos, o rio Santa Rita estava morto e, devido a trabalhos de plantio de árvores e outras ações realizadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sabesp, ele foi recuperado”, disse Miguel Francisco Ribeiro Neto, técnico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente que acompanhou e orientou os passeios.


O primeiro local que os grupos foram é a nascente localiza na avenida Afonso Cáfaro, nas proximidades do Recanto do Tamburi. “Lá, mostramos que a área foi degradada, falamos da importância do rio que corta a cidade, do valor da mata ciliar para a preservação do rio, que também tem a função de um corredor verde para o trânsito de alguns animais”, explicou Miguel.


Depois, os visitantes foram levados até a ponte onde o rio Santa Rita passa por baixo, na avenida Amadeu Bizelli. “Neste ponto, mostramos a água corrente e, depois, encaminhamos o grupo para a nascente Modelo, no bairro Universitário, onde foi realizado um trabalho de reflorestamento e também há mata ciliar em formação e pequenos peixes na lagoa, esta nascente desagua no rio Santa Rita e, em épocas de maior volume de água, os peixes seguem para o rio”, contou Miguel.

As atividades foram finalizadas com um passeio pelo viveiro de mudas, onde foi apresentado o processo de produção das plantas nativas e também o terrário, que serve para mostrar o ciclo da água.




A intenção foi mostrar a importância da preservação do Ribeirão Santa Rita, que é o maior e principal da cidade 




últimas