
A Cáritas Diocesana de Jales celebra neste domingo, dia 16 de novembro de 2025, seu Jubileu de Esperança. A celebração ocorre junto com o encerramento da Jornada Mundial dos Pobres e a comemoração do Dia Mundial dos Pobres, data que foi instituída por Papa Francisco em 2017 e que ocorre anualmente no 33º domingo do Tempo Comum. Momento especial que reúne voluntários e voluntárias de toda diocese.
Isso nos faz recordar que o Jubileu é tempo de cultivar a “Esperança” e reconhecer a Graça de Deus que nos acompanha e inspira em nossas ações cotidianas. Tempo de rememorar a nossa história, tomar consciência do sentido do jubileu. Em sua mensagem na abertura do Ano Jubilar, o Papa Francisco motivou-nos a redescobrir a alegria do encontro com o Senhor, nos chamando a uma renovação espiritual e fazendo comprometer-nos na transformação do mundo, levando a esperança onde a vida está ferida, nas expectativas traídas, nos sonhos desfeitos, nos fracassos que despedaçam o coração; no cansaço de quem já não aguenta mais, na solidão amarga de quem se sente derrotado, no sofrimento que consome a alma; nos dias longos e vazios dos encarcerados, nos aposentos estreitos e frios dos pobres¹.
Refletir essa realidade mundial, expressada na mensagem do Papa Francisco, aponta-nos a missão que é confiada a cada discípulo e discípula de Jesus Cristo. Isso nos faz reconhecer como a Cáritas vem sendo, desde julho de 2008, quando foi criada na Diocese de Jales, um sinal da “Caridade de Cristo”. Com sua atuação, vem reacendendo a chama da esperança no despertar da consciência cristã e cidadã, na participação dos Conselhos de Direitos e na reivindicação das políticas públicas na vida de muitos cristãos e cristãs da Diocese.
A Cáritas está organizada em níveis: internacional, nacional e diocesana. Em sua ação busca cuidar e defender a vida das pessoas mais vulneráveis e empobrecidas. A Cáritas Mundial é uma confederação global com 162 organizações-membro, presente em mais de 200 países e territórios, tem sua sede em Roma, ligada ao Vaticano.
A Cáritas Brasileira é um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), organização-membro da Cáritas Internacional. Atua em nível nacional, coordenando as ações em nosso País. A Cáritas Diocesana faz parte deste grande movimento mundial e, na Diocese de Jales, ela assume a missão de defender e promover a vida, possibilitando transformações sociais, colaborando na construção de uma sociedade igualitária, justa, plural e solidária, sendo sinal do Reino de Deus junto às pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social.
A Cáritas Diocesana atua na assessoria em projetos que visam o fortalecimento de movimentos sociais, pastorais e entidades sociais, com princípios assistencial, promocional e reivindicativo, promovendo a formação e capacitações de lideranças em projetos paroquiais e entidades sociais, auxiliando as comunidades na dimensão social de maneira organizada e com1 metodologia participativa.
Destacamos o amor e a doação de muitos voluntários e voluntárias, que somam na missão junto à Cáritas em suas realidades; A articulação da Cáritas diocesana no Projeto Popular o “Brasil que Queremos: o Bem Viver dos Povos”, fruto da 6ª Semana Social Brasileira, realizando em 2025 quatro plenárias diocesanas, reunindo profissionais de diversas áreas de atuação e refletindo suas realidades, seus desafios a serem enfrentados, buscando coletivamente saídas para a construção do Brasil que queremos.
Muitos frutos já surgiram deste trabalho: a articulação da Pastoral da Educação na diocese, a qual já está se organizando. Encontro com Mulheres que Transformam: Igreja, Sociedade e Trabalho. Ocorreram dois encontros diocesanos de escuta dos desafios enfrentados por mulheres na superação da violência e busca por respeito de seus direitos. As ações da Cáritas Diocesana vêm semeando coragem e esperança na vida de muitas pessoas, neste ano Jubilar.
Ir. Maria Aparecida Felipe da Silva, Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição – (CIIC), Assistente Social da equipe técnica da Cáritas Diocesana de Jales
O texto é de livre manifestação do signatário que apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados e não reflete, necessariamente, a opinião do 'O Extra.net'.