EDUCAÇÃO

Universitários protestam na Universidade Brasil em Fernandópolis

Universitários protestam na Universidade Brasil em Fernandópolis

Contra problemas administrativos, financeiros e pedagógicos

Contra problemas administrativos, financeiros e pedagógicos

Publicada há 3 semanas

Foto: Reprodução / Fonte: Arquivo Pessoal

Da Redação

Alunos dos cursos de Medicina e Agronomia da Universidade Brasil (UB), em Fernandópolis, realizaram na manhã desta segunda-feira (24) um protesto no campus local. Os estudantes alegam problemas administrativos, financeiros e pedagógicos que estariam prejudicando o andamento das atividades acadêmicas.

Manifestação no campus e críticas à gestão

Durante a manifestação, os estudantes utilizaram cartazes e narizes de palhaço e cobraram a presença do diretor-geral do campus, Luiz Pontel de Souza. O ato ganhou ampla repercussão entre a comunidade acadêmica.

Segundo os organizadores, o movimento é resultado de um acúmulo de dificuldades que, segundo eles, comprometem a formação dos alunos e descumprem compromissos firmados pela instituição.

Principais reivindicações dos estudantes

Os manifestantes elencam sete pontos que consideram os mais graves:

1. Reajuste de mensalidades

Alunos afirmam que o aumento das mensalidades ultrapassou o percentual previsto contratualmente.

2. Rematrícula antecipada

Segundo os estudantes, foi exigido pagamento antecipado da rematrícula, o que os levaria a arcar com três mensalidades em um intervalo de 30 dias.

3. Suspensão do internato

As atividades de internato em diversos polos conveniados teriam sido interrompidas devido ao não repasse de pagamentos a preceptores e unidades de saúde.

4. Comprometimento da formação prática

Com a suspensão, alunos de Medicina relatam falta de internato em especialidades essenciais, o que estaria prejudicando a formação profissional.

5. Propaganda enganosa

Estudantes transferidos alegam que informações sobre financiamentos estudantis e condições oferecidas pela universidade não condizem com a realidade.

6. Falta de comunicação

Os manifestantes acusam a UB de não responder a questionamentos administrativos e financeiros, deixando dúvidas sem esclarecimento.

7. Problemas na Agronomia

Alunos de Agronomia afirmam que aulas práticas e atividades essenciais da grade curricular foram suspensas.

Universidade ainda não se manifestou sobre o protesto

Até a publicação desta matéria, a Universidade Brasil não havia divulgado nota oficial sobre as reivindicações e o protesto no campus de Fernandópolis. A Redação do "Extra.net" entrou em contato com a Assessoria de Imprensa e assim que obtiver resposta, será postada.

Atualização (às 10h55 de 25/11/2025):

A Universidade Brasil (UB) emitiu, na manhã desta terça-feira, uma Nota Oficial a respeito da manifestação de alunos dos cursos de Medicina e Agronomia da instituição, em Fernandópolis ocorrida nesta última segunda-feira, 24 de novembro.

A UB abordou as rematrículas, o reajuste, o internato e o financiamento estudantil, dentre outros tópicos.

Confira, abaixo, a Nota Oficial na íntegra:

Nota à Imprensa

A Universidade Brasil (UB) reforça, com total transparência, que respeita integralmente os contratos firmados com seus alunos e mantém o seu compromisso com a continuidade e a qualidade da formação acadêmica em todos os seus cursos, incluindo o de Medicina.

O período de rematrícula segue o que está previsto no contrato e contempla diferentes práticas de desconto. Essas condições são divulgadas de forma clara aos estudantes, garantindo previsibilidade e aderência às normas institucionais.

Esclarecemos que o índice aplicado no reajuste anual está disponível ao público por meio de portaria institucional publicada no site da UB, conforme exigência legal e em total observância às diretrizes regulatórias do setor. O reajuste considera custos operacionais, expansão de infraestrutura e manutenção da excelência acadêmica.

A UB está em contato com seu parceiro para esclarecimentos e possíveis acordos relacionados ao internato em Garça, interior de São Paulo.

O financiamento estudantil disponibilizado pela UB é realizado por meio de parceria com uma instituição bancária, que tem taxas e prazos próprios para pagamento. 

As atividades e as aulas práticas do curso de Agronomia estão sendo realizadas normalmente.

A Universidade Brasil reforça seu compromisso com a formação ética, responsável e de excelência, bem como com a melhoria contínua de seus ambientes de ensino, pesquisa e prática profissional.



últimas