
Foto: Divulgação / Fonte: PMF
Da Redação
A Prefeitura comemorou a aprovação pela Câmara Municipal do projeto do Executivo que facilita a aquisição de terrenos no Distrito Empresarial VI.
O projeto foi sancionado pelo Prefeito João Paulo Cantarella durante uma coletiva à imprensa. O secretário municipal de Desenvolvimento Eberti Sabion disse que existe um grande número de empresários interessados em adquirir áreas e será realizado um intenso trabalho para catalogar esse pessoal. “Muitos empresários daqui e de fora precisam crescer e se expandir, o momento é agora”, lembrou o secretário.
Com a ocupação do distrito industrial, a Prefeitura de Fernandópolis acredita que muitos empregos serão gerados, além de tributos e desenvolvimento para o município. O projeto, assinado pelo Prefeito João Paulo Cantarella e aprovado por unanimidade pelos vereadores no dia 9, chega em um momento importante.
Com a reforma tributária que será implantada no Brasil, a guerra fiscal deve acabar e, com isto, o estado de São Paulo, com sua infraestrutura, passa a ser novamente competitivo. Fernandópolis quer "surfar" nessa onda, oferecendo os espaços em um ambiente com ótimas estradas, ferrovia e uma região com muitas usinas hidrelétricas.
Sobre a necessidade de novos espaços para a indústria, Eberti Sabion lembrou de diversos casos de empresários de Fernandópolis que, no passado, perderam negócios por que não possuíam espaço suficiente para produzir. O secretário lamenta, mas agora, com o Distrito Empresarial VI, os empreendedores poderão montar espaços maiores e crescer. “Muita gente paga aluguéis em pequenos espaços e vamos dar oportunidade para que estes empresários possam construir suas plantas”, disse Sabion.
ESPAÇO PARA TODOS
O Distrito VI possui uma área de 251.579,00 metros quadrados, o equivalente a 10,39 alqueires na medida paulista. As áreas podem variar de 1000 m2 a 22 mil m2 dependendo da necessidade de cada empreendedor, explicou o secretário. Cada empresário terá sua necessidade avaliada. Empresas pequenas e grandes poderão reivindicar os espaços.
MENOS BUROCRACIA
Além de oferecer a infraestrutura, a Prefeitura de Fernandópolis também quer diminuir os entraves burocráticos. A Secretaria de Desenvolvimento Sustentável vai fortaleceu as parcerias com os governos estadual e federal. Como o PAT – Programa de Atenção ao Trabalhador, que tem por objetivo a busca de alternativas para a inserção dos trabalhadores no mercado, gerando mão de obra para as futuras empresas.
Além disso, serão oferecidos cursos de qualificação, assessoria do Sebrae, Sala do Empreendedor, financiamentos do Banco do Povo aos pequenos empresários, e apoio do BNDES
Outra medida que será adotada pela administração municipal, já em parceria com a Secretaria de Educação, é a inclusão de uma nova matéria na grade curricular: o empreendedorismo. A intenção é que os jovens estudantes tomem conhecimento e sejam incentivados a se tornarem empresários no decorrer da vida.
INCUBADORA
O objetivo da Incubadora é oferecer apoio técnico e tecnológico por meio de ações e programas capazes de contribuir para a criação, desenvolvimento e aprimoramento das micro e pequenas empresas. O espaço físico possui recepção, salas para reuniões e treinamentos, e oferece capacitação empresarial gratuita. Atualmente, a estrutura conta com 19 boxes de 150 metros quadrados cada um.
Fonte: Secretaria de Comunicação de Fernandópolis