Por Jorge Pontes
A Associação de Amigos dos Animais “Pelos e Patas” foi reconhecida como entidade de utilidade pública municipal por meio de projeto aprovado pela Câmara Municipal, na sessão desta terça-feira (12). O projeto de Lei 46/2016, de autoria do presidente da Câmara André Pessuto entrou na pauta por dispensa de formalidades e foi aprovado por unanimidade pelos vereadores, que não economizaram elogios ao trabalho da associação, presidida pela empresária Francisele Marin.

Membros estiveram presentes na Câmara acompanhando aprovação do Projeto
E a aprovação do projeto parece ter inspirado os vereadores, que poeticamente exaltaram a presteza dos associados. Étore Baroni foi o primeiro a usar a tribuna. “Nós sabemos da luta de vocês, que usam dinheiro próprio para sobreviver, tudo isso para que os animais tenham mais proteção. Essa associação nasceu do interesse e amor aos animais e é isso que está fazendo vocês alcançarem o sucesso. Vocês tem os aplausos dessa Câmara e o apoio para conseguir receber verbas públicas”, destacou o vereador.
O presidente da Casa, Pessuto também exaltou o amor dos associados com os animais. “É uma honra e gratidão estar votando esse projeto hoje. Num momento político em que o político não tem prestígio me sinto grato por poder fazer algo por um terceiro setor, que surge quando o poder público não consegue fazer o que deveria. Do fundo do coração agradeço a vocês. Esse amor que tem pelos animais é incondicional. É tão bonito de se ver que se o ser humano começasse a pegar essa essência viveríamos uma outra sociedade mais justa de amor ao próximo. Animal é nosso próximo também”, disse ele.
Praticamente todos os vereadores teceram elogios a Pelos e Patas. Valdir Pinheiro arrancou risos de todos que compareceram a sessão. “Quando chega perto eles já querem que alisa e esse carinho com eles é um dom que Deus nos dá. O cachorro é amigo do homem, mas também é amigo das mulheres”, disse.
“Cães são como gente, é igual pessoa”, disse Chico Arouca. Já Humberto Machado foi mais enfático. “Nós damos amor aos animais e eles nos devolvem amor. Damos carinho e nos devolvem carinho”, destacou.
Já o vereador Gustavo Pinato foi menos amistoso e não deixou de alfinetar os colegas parlamentares pela morosidade e exacerbação em torno do projeto. “Animal é algo que está na moda. É uma entidade séria, de respeito, com documentos e balanço em dia. Apolítica. Mas, poderia ter subido apenas um vereador a tribuna elogiado em nome de todos”, criticou.
Ele lembrou também, que independente de quem vencer as eleições, terá de destinar uma subvenção à associação com este reconhecimento de utilidade pública.
PELOS E PATAS
“A associação pelos e patas surgiu em novembro de 2012 em prol de ajudar os animais, um grupo de amigos que amam os animais se reuniram e fundaram a associação. Somos uma ONG registrada, somos voluntárias também. Nossa missão é fazer a conscientização, castração, lar temporário, feiras de adoções, maus tratos, nossa ONG não possui abrigo. É o que a população confunde muito e está atuando na forma de tentar proteger os animais. Recolhemos um animal em uma necessidade extrema, por exemplo, por atropelamento, abandonado e doente. Levamos até uma clínica e fazemos o que ele necessita, por isso divulgamos em nossa pagina no Facebook as despesas e tentamos arrecadar dinheiro para pagar, além dos eventos que promovemos”, contou a presidente da Pelos e Patas, Francisele Marin.