REGISTRO CIVIL

Cartório local começa a legalizar documentos para dupla cidadania

Cartório local começa a legalizar documentos para dupla cidadania

Serviço consiste na legalização de documentos emitidos no Brasil, para que tenham validade no exterior

Serviço consiste na legalização de documentos emitidos no Brasil, para que tenham validade no exterior

Publicada há 8 anos

Da Redação


O serviço de legalização de documentos para obtenção de dupla cidadania teve início, nesta semana, no Cartório de Registro Civil de Fernandópolis. Trata-se de um serviço de grande demanda na região noroeste do Estado de São Paulo, onde se concentram muitos descendentes de estrangeiros, especialmente italianos e portugueses.


O serviço consiste na legalização de documentos emitidos no Brasil, para que tenham validade no exterior. O procedimento também pode ser utilizado na via inversa, ou seja, para documentos emitidos no exterior, para que tenham validade no território nacional.


O processo é conhecido como “Apostilamento de Haia”, que confere autenticidade a papéis de diferentes finalidades emitidos no Brasil e destinados ao exterior.


“A partir de hoje (terça-feira), o cidadão de Fernandópolis e região contará com o serviço em nossa cidade, não mais necessitando se deslocar até a Capital para realizá-lo. Com isso, além da facilidade de acesso ao serviço, há ainda uma redução de custos, pois o cidadão economiza no deslocamento”, contou Fernanda Amadio Piazza Jacobs Pereira, oficial do Cartório de Registro Civil.


Segundo Fernanda, o “Apostilamento” é uma espécie de “autenticação” para os documentos expedidos no Brasil, feito em papel de segurança emitido pela Casa da Moeda, o qual trará um selo e um carimbo. Os documentos serão digitalizados e ficarão armazenados, passando a ter validade no exterior.


O serviço vinha sendo prestado, desde agosto de 2016, pelos os cartórios da Capital Paulista. Agora, é possível ter acesso ao serviço nos cartórios do interior, como é o caso de Fernandópolis.


Agilizar e especificar 

O novo serviço dá cumprimento à adesão do Brasil à “Convenção da Apostila de Haia”. O objetivo dessa convenção é agilizar e simplificar a legalização de documentos entre os 112 países signatários e membros do tratado internacional, permitindo o reconhecimento mútuo de documentos brasileiros no exterior e de documentos estrangeiros no Brasil.


Os principais documentos que podem ser legalizados em cartório para ter validade no exterior são os seguintes: certidões de nascimento, casamento e óbito (relacionados à obtenção de dupla cidadania ou não); diplomas universitários; atestados de antecedentes criminais; procurações; escrituras; matrículas de imóveis; documentos pessoais e administrativos; declarações oficiais em documentos privados; reconhecimento de assinatura; contratos, entre outros.


Fernanda ainda esclarece que: “até então, para um documento ter validade no exterior, era preciso submetê-lo a uma série de etapas, como a autenticação no Ministério das Relações Exteriores-MRE e depois reconhecer a autenticação em uma embaixada ou consulado do País estrangeiro, em um processo que chegava a demorar meses”.


Hoje, segundo ela, a nova sistemática traz ao cidadão a facilidade no trâmite da documentação para aqueles que desejam pleitear a dupla cidadania ou validar seu diploma para especialização no exterior, situações bastante comuns em nossa cidade e região.


O Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais está localizado na Avenida Milton Terra Verdi, 913, na região central de Fernandópolis, em frente à Central da Saúde e disponibiliza estacionamento conveniado para seus usuários. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (17) 3462-2545.


Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais está localizado na Avenida Milton Terra Verdi, 913, na região central de Fernandópolis



últimas