MECHAS DE SOLID

Fernandopolense de 8 anos doa cabelo para crianças com câncer

Fernandopolense de 8 anos doa cabelo para crianças com câncer

Menina doou 34 centímetros de cabelo para o H.C. de Barretos

Menina doou 34 centímetros de cabelo para o H.C. de Barretos

Publicada há 8 anos

Por Lívia Caldeira 


Após três anos sem cortar os cabelos, a “pequena” Maria Clara Sgoti, de apenas 8 anos, decidiu deixar de lado a vaidade e doar as madeixas para ajudar pacientes que estão em tratamento contra o câncer. A doação foi feita na última terça-feira (18) e os fios foram levados ao H.C. de Barretos, o que mais atende casos de câncer pelo SUS no Brasil.


Segundo a irmã, Michele Aparecida Sgoti, embora seja um gesto simples, se trata de um ato de solidariedade que fará muita diferença na vida de outra criança e que ajudará a amenizar a dor e os efeitos colaterais de quem está em tratamento.

O desejo de doar, de acordo com a própria Maria Clara, surgiu depois de ela ver na televisão reportagens de meninas que perdem o cabelo lutando contra a doença. “Isso me deixava muito triste mesmo. Eu sempre me perguntava qual o motivo daquelas crianças não terem cabelos iguais aos meus, foi aí que eu decidi ajudar”, revela.


Os pais de Maria Clara contam que deram total apoio à madura decisão da filha. “Ela recebeu toda a nossa motivação. Ficamos muito orgulhosos da sua atitude nobre”, afirma a mãe, Marta Aparecida Pesse.


“Espero que a criança que for receber meus cabelos fique feliz, assim como eu fiquei em doar. E que ela possa sorrir quando for escovar seus cabelos, assim como faço com os meus”, explica Maria Clara. 


Ao todo foram doados 34 centímetros de cabelo 




RELEMBRE OUTRO EXEMPLO DE SOLIDARIEDADE

Dia 04 de fevereiro deste ano foi celebrado o Dia Mundial do Câncer e “O Extra.net” relatou outro exemplo parecido de solidariedade. Para ajudar quem está combatendo a doença, Júlia Braida, de 9 anos de idade, também decidiu deixar seus cabelos crescerem para doar a crianças com câncer.


A ideia surgiu da própria Júlia após acompanhar casos de crianças lutando contra a doença. Talvez qualquer pessoa se comoveria diante da triste realidade desses pacientes, mas quantos de nós, mesmo sabendo que há milhares de crianças ficando carecas diariamente, têm coragem de ajudar doando o seu próprio cabelo? Foi essa a reflexão que levou a menina a deixar o cabelo crescer.


Após um ano de espera, ela finalmente doou as madeixas, ao todo 30 centímetros, que também foram encaminhadas ao H.C. de Barretos.


Júlia e Maria Clara esperam que essa atitude possa servir de inspiração para outras ações solidárias e que o exemplo de generosidade possa ser seguido por outras pessoas.


Júlia Braida com as funcionárias do Hospital após realizar a doação, em fevereiro deste ano 






últimas