NÃO QUITARAM A

785 eleitores terão título cancelado em Fernandópolis

785 eleitores terão título cancelado em Fernandópolis

Cancelamento tem várias consequências indesejáveis, desde bloqueio do CPF a impossibilidade de tirar passaporte e de tomar posse em concurso público

Cancelamento tem várias consequências indesejáveis, desde bloqueio do CPF a impossibilidade de tirar passaporte e de tomar posse em concurso público

Publicada há 8 anos

Por Breno Guarnieri 


Dos 846 eleitores de Fernandópolis cujos títulos estavam passíveis de cancelamento por falta de regularização, 785 não quitaram suas pendências e deverão ter tal documento automaticamente interditado pela Justiça Eleitoral. Embora o prazo para se adequar tenha se encerrado no dia 2, os números divulgados ainda podem sofrer pequenas modificações devido ao processamento das regularizações seguir nos próximos dias. 


“O eleitor que estava nessa situação, não regularizou e tiver necessidade do documento, deve procurar seu cartório eleitoral, mediante agendamento”, orienta Luiz Gustavo Motta, chefe de cartório da 150ª ZE (Zona Eleitoral). 


Com o título eleitoral cancelado, o cidadão fica impedido de obter passaporte, inscrever-se em concurso público, assumir cargo ou função pública, renovar matrícula em estabelecimentos oficiais de ensino, obter empréstimos em caixas econômicas federais e estaduais e até mesmo receber salário, em caso de servidor público, entre outros impedimentos. 


FACULTATIVO

 De acordo com o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral), o eleitor que opta por votar, mas não tem obrigatoriedade legal, como os idosos, jovens entre 16 e 18 anos, analfabetos, pessoas com deficiência para as quais o cumprimento das obrigações eleitorais seja impossível ou extremamente oneroso, não entra neste quantitativo. “Como o seu voto é facultativo, não está sujeito a cancelamento”, frisa Luiz Gustavo.


SERVIÇO 

Os eleitores de Fernandópolis têm um cartório à disposição, a 150ª ZE, que fica na Avenida Expedicionários Brasileiros, número 638. O horário de funcionamento é das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira.


Apenas 61 pessoas compareceram ao Cartório Eleitoral e regularizaram o título de eleitor   






últimas