UNIDADE LOCAL
Ataque cibernético afeta HC e 150 pacientes deixam de ser atendidos
Ataque cibernético afeta HC e 150 pacientes deixam de ser atendidos
Em Fernandópolis, segundo o hospital, a unidade, que faz exames preventivos, esteve parada durante toda a terça-feira
Em Fernandópolis, segundo o hospital, a unidade, que faz exames preventivos, esteve parada durante toda a terça-feira
Por Breno Guarnieri
Na manhã desta terça-feira (27), a unidade fernandopolense do Hospital de Câncer de Barretos sofreu um ataque cibernético. O ataque aconteceu também com todo sistema do Hospital de Câncer de Barretos.
Em Fernandópolis, segundo o hospital, a unidade, que faz exames preventivos, esteve parada durante toda a terça-feira. Ao todo, 150 pacientes deixaram de ser atendidos. Em Jales o sistema do hospital também foi afetado. Em todas as unidades do HC de Barretos os equipamentos começaram a apitar e ficaram com as telas pretas. Imediatamente, a direção determinou que todos fossem desligados da tomada.
De acordo com a direção do HC, cerca de 3 mil pacientes foram prejudicados, tento em vista que não há como acessar nenhum tipo de informação. Ainda segundo o hospital, foi pedida ajuda ao Ministério da Saúde e à Polícia Federal.
Segundo apurou a Reportagem de “O Extra.net”, os hackers pedem $ 300 em biticoins (moeda virtual) para liberar o sistema. O caso será investigado pela PF de Jales. Até o fechamento desta edição, o sistema não havia sido liberado pelos criminosos.
NOTA À IMPRENSA
“As unidades de Jales e Porto Velho (RO), além dos Institutos de Prevenção, também sofreram com o ataque. Devido ao incidente envolvendo vírus computacionais, houve a interrupção de alguns processos assistenciais. A instituição está trabalhando para resolver essa situação o mais rápido possível, bem como garantir a segurança dos pacientes”, diz nota do Hospital do Câncer.

Hospital sofreu ataque cibernético na manhã desta terça-feira