REDE DE APOIO

Secretários da Educação de 53 municípios da região se reúnem amanhã

Secretários da Educação de 53 municípios da região se reúnem amanhã

Encontro tem como objetivo firmar parceria do ADE Noroeste Paulista com projeto RAE – Rede de Apoio à Educação - do Instituto Natura para a realização de 5 Encontros Formativos no 2º Semestre

Encontro tem como objetivo firmar parceria do ADE Noroeste Paulista com projeto RAE – Rede de Apoio à Educação - do Instituto Natura para a realização de 5 Encontros Formativos no 2º Semestre

Publicada há 8 anos

Da Redação 


Nesta quarta-feira, dia 12, Votuporanga recebe encontro que reúne secretários da Educação e técnicos de 53 municípios da região. O objetivo do evento é discutir a respeito da construção de uma parceria dos municípios de ADE (Arranjo de Desenvolvimento da Educação do Noroeste Paulista) com o projeto RAE (Rede de Apoio à Educação, iniciativa do Instituto Natura) que visa promover o trabalho colaborativo intermunicipal, a partir dos desafios do território. Profissionais da consultoria Oficina Municipal também participarão da reunião para facilitar os diálogos. 


“A partir do trabalho em conjunto, queremos uma gestão mais organizada para a nossa educação, o que levaria a um aumento do nível de qualidade do ensino que oferecemos aos nossos alunos”, declarou a executiva do Arranjo do Desenvolvimento da Educação do Noroeste do Estado de São Paulo e secretária da Educação de Votuporanga, Encarnação Manzano. “O ADE Noroeste Paulista realiza um importante trabalho na educação municipal regional, nosso desejo é contribuir para aprofundar este trabalho colaborativo” explica o coordenador da ERA, André Lopes. “Trabalhar junto e trocar experiências, possibilitam uma maior capacidade de realizações.” completa. Os municípios convidados para a reunião são: Álvares Florence, Américo dos Campos, Aparecida d’Oeste, Aspásia, Cardoso, Cosmorama, Dirce Reis, Dolcinópolis, Fernandópolis, Floreal, Gastão Vidigal, General Salgado, Guaraci, Indiaporã, Jales, Macedônia, Macaubal, Magda, Marinópolis, Meridiano, Mesópolis, Mira Estrela, Monções, Nhandeara, Nova Canaã Paulista, Nova Castilho, Nova Luzitânia, Olímpia, Ouroeste, Parisi, Pedranópolis, Pontalinda, Pontes Gestal, Populina, Riolândia, Rubinéia, Santa Albertina, Santa Clara D´oeste, Santa Fé do Sul, Santa Rita D´oeste, Santana da Ponte Pensa, Santa Salete, São Francisco, São João de Iracema, Sebastianópolis do Sul, Tanabi, Três Fronteiras, Turiúba, Turmalina, Urânia, Vitória do Brasil, Valentim Gentil, Votuporanga.


Arranjo de Desenvolvimento da Educação do Noroeste Paulista 

O Arranjo de Desenvolvimento da Educação do Noroeste do Estado de São Paulo visa promover o desenvolvimento educacional, no âmbito do crescimento sustentável do território que é composto atualmente por 53 municípios do Noroeste Paulista. Lançado em 2009, o Arranjo tem como eixo estruturante o PAR (Plano de Ações Articuladas), ferramenta gerencial criada pelo Ministério da Educação, que, por meio de análise do quadro educacional do município, indica as medidas prioritárias e os respectivos planos de ação para realizá-las. Os municípios pertencentes ao Arranjo do Noroeste Paulista definem as prioridades a serem enfrentadas a curto e médio prazos e, entre os seus diferenciais, destacam-se a cooperação entre os municípios, a troca de experiências entre eles e a superação do discurso da impossibilidade.




últimas