01 - Olá amigos um grande abraço. Amigos torcedores que leem estas Onze Notícias aos finais de semana nos perguntam diariamente pelas ruas da cidade: O que está acontecendo com o Brasileirão deste ano? O Corinthians é mesmo tudo isso ou os outros é que não estão com nada? Nem tanto à terra, nem tanto ao mar meus amigos. Mas o Timão tem muitos méritos.
02 - Essas perguntas têm duas respostas, de acordo com o humilde entendimento deste colunista. Primeiro que cutucaram os alvinegros no início do Paulistão dizendo que o time era a quarta força do futebol de São Paulo. Isso mexeu com o brio do elenco corintiano e Carille soube como nunca tirar proveito disso. Depois temos que enaltecer a vontade de mostrar serviço por parte dos corintianos. Jogando um futebol de muita intensidade. Não se sabe se suportarão ao fim do campeonato.
03 - A humildade, grande exemplo é Jô, do time alvinegro. Sabem que são, em sua maioria, jogadores medianos, alguns com grande futuro pela frente, outros, Pablo, Balbuena e Jadson, já consagrados, mas que atuam como se fossem principiantes. Dão tudo de si a cada jogo e, a bem da verdade, quem, no hemisfério sul, não proceder assim, não chega a lugar nenhum. É só ver como estão Palmeiras e Atlético Mineiro com suas "estrelas" apagadas em campo.
04 - É bom salientar neste ponto de vista que estamos exortando, que o Corinthians, que já foi ajudado pelo apito amigo, este ano vem sofrendo com o "apito inimigo", pois já foi prejudicado pela arbitragem em várias vezes. Afinal, perguntariam: Então, até onde vai este Corinthians? Só Deus sabe. Se não surgirem contusões, desmanche, apito inimigo, este Timão, ainda que pese não ser um time extraordinário, vai dar muito o que ver e falar. Poderá ser campeão?
05 - Se a pergunta é "torcer contra", melhor mudar de ideia porque tem tudo para ganhar a taça. Fiquemos de olho na classificação (esta coluna foi redigida antes da rodada do meio de semana). O Timão, com 12 rodadas, tem 32 pontos ganhos. São 10 vitórias e dois empates. Faltam, portanto, oito rodadas para que cheguemos à metade da peleja. Se vencer três dos sete jogos chega ao final do primeiro turno com 41 pontos ganhos, metade dos 81 que o Palmeiras teve no ano passado, e foi campeão. Deu para entender?
06 - Agora o nosso leitor vai entender de vez. Todo ano no Brasileiro tem sempre uns 10 times com chances de ser campeão. Estes dez clubes nesta temporada estão pra lá de Bagdá. O maior concorrente dos favoritos, Flamengo, está a nove pontos do Timão. O Palmeiras, com seu caríssimo elenco, está a 13 pontos do líder. É muito ponto de diferença, como diria Collor de Mello naquele auge da enganação.
07 - Um outro detalhe importante. Carille, com seu jeitão educado e firme, tomou conta do elenco, tem o time na mão e como dizem nos dias de hoje: "tem o vestiário". Não gesticula tanto como outros à beira do campo, mas no intervalo sabe corrigir aquele pouco que está errado. Quando um elenco de jogadores de futebol, que são muito mimados, em outros clubes perdem a confiança de seu treinador, aí a vaca vai pro brejo mesmo. Isso no Corinthians não existe, é bom que se diga, e olha que já tivemos salários e outros pagamentos atrasados.
08 - O treinador Carille é um caso à parte. Sempre conciso e calmo em suas entrevistas mostra confiança naquilo que faz. Quer um exemplo: quando Cássio estava enveredando para outros caminhos e não estava jogando nada, ele, Carille, o mandou para o banco de reservas. Teve coragem e sensatez. O goleiro Cássio viu que o buraco era mais embaixo e depois de muito treino voltou a jogar aquilo que é capaz e hoje já está sendo cogitado para vestir a camisa da Seleção Brasileira.
09 - Talvez essas explanações não tenham contentado os secadores de plantão. Então vamos lá. No futebol tudo é possível? Sim, muito possível. No Brasileirão de 2009, o Palmeiras com Murici no comando e Diego Souza como a sua maior estrela, marcando gols até do meio de campo, acabou sucumbindo e o Flamengo foi campeão, lembra? Mas Carille não é Murici e os jogadores do Corinthians até aqui não deixaram subir à cabeça as conquistas vindas no campeonato. Tá certo que outros grandes como Palmeiras, Grêmio, Santos estão em três grandes competições, mas e daí, estão pagando pela grandeza que tiveram no ano passado. É o preço a pagar.
10 - E o Eduardinho Baptista hein!!! Tomou outro chute no traseiro, agora no Furacão do Paraná. Não sabe de nada inocente. Quebrou o Fluminense e o Verdão. Tem treinador que nasceu para times pequenos ou medianos. E o Luxemburgo? O velho Luxa é como andar de bicicleta: quem aprendeu jamais vai esquecer. Pegou um Sport Recife meio desfigurado e vai implantando seu trabalho. Já foi Campeão Pernambucano e está colocando o Sport na Libertadores do ano que vem. Quem pensava que o velho Luxa tinha morrido se enganou redondamente. Fiquem de olho no goleiro Douglas, que pertence ao Timão, que está emprestado ao Avaí. Esse cara e bom demais.
11 - Esperamos você e sua família hoje, e amanhã em reprise, a partir do meio-dia, na tela do Canaldez da TV Cabo Mix, na internet no www.canaldez.com.br, no Facebook e em nosso aplicativo para assistir à Mesa Redonda. Estaremos ao lado de Gil Cipriano, nosso PVC, recebendo os amigos Admilson Garcia, diretor deste diário, e o ídolo dos torcedores da Águia, do Palmeiras e do Santos, José Carlos Soares, que irão participar do programa. Até sábado se Deus quiser.
Perguntinha da semana: Será que essa obsessão dos jogadores do Palmeiras em ganhar a segunda Libertadores não vai virar um decepção? Será?
