Por João Leonel
O Iamspe (Instituto de Assistência Médica do Servidor Público Estadual) autorizou, no início do mês, novas cotas de exames laboratoriais para conveniados em Votuporanga. O anúncio foi feito pelo deputado estadual Carlão Pignatari na última semana. Um laboratório votuporanguense venceu concorrência pública e está autorizado a efetuar os exames dos servidores públicos estaduais da cidade vizinha. A homologação das novas cotas foi publicada no Diário Oficial do Estado no dia 05 de agosto, e está na fase de efetivação de contrato entre o laboratório vencedor da licitação e o Instituto. Vale lembrar que, enquanto quase 4 mil conveniados fernandopolenses vêm sofrendo com o sucateamento do atendimento do Iamspe em Fernandópolis, em fevereiro de 2014 foi oficializado o credenciamento do Hospital do Olho de Votuporanga junto ao Instituto de Assistência Médica paulista. Novamente em ação esteve o deputado Carlão Pignatari, que havia pleiteado o referido credenciamento diretamente ao superintendente do Iamspe, Latif Abrão Júnior, mesmo interlocutor do governo estadual que esteve reunido com o prefeito André Pessuto no final do mês de junho.
A reivindicação fernandopolense, visando a retomada do atendimento na cidade, que depende do recredenciamento da Santa Casa local ao Iamspe, está prestes a completar dois meses. De acordo com o próprio Iamspe, a retomada do atendimento na cidade depende da regularização de uma série de documentos da Santa Casa. A solução para a atual situação, ainda segundo o Instituto, continua a mesma: "Os usuários de Fernandópolis podem utilizar as Santas Casas de Jales, Votuporanga e São José do Rio Preto".
O Ceama (Centro de Atendimento Médico-Laboratorial) de Rio Preto, que atende no mesmo prédio do Iamspe, informa e orienta conveniados, incluindo marcação de consultas e exames em Fernandópolis ou em cidades próximas pelos telefones (17) 3235-4055 / 3414/ 3425