PROFISSÃO DO M

O poder dos influenciadores digitais

O poder dos influenciadores digitais

Publicada há 6 anos

Por Lívia Caldeira / Marcela Barbar 



Com a taxa atual de desemprego chegando a 13% no Brasil, as pessoas estão buscando maneiras de obter renda extra e que as deixem livre do risco de demissões. Com a ajuda da internet, cada vez mais presente na vida das pessoas, uma nova carreira foi criada: a de influenciador digital. A pessoa que a executa nada mais é que uma formadora de opiniões que utiliza a visibilidade que tem nas redes sociais para publicidades e campanhas remuneradas junto às empresas.


O que seria a profissão dos sonhos para muitos, exige além de tempo, muita criatividade. Na nossa região, algumas influenciadoras se destacam nacionalmente nessa nova atuação através de dicas nas redes sociais. Uma delas é a jalesense Mariana Saad. A jovem de 21 anos, que sonhava em ser médica, decidiu seguir outro caminho e conta hoje com mais de 1 milhão de seguidores só no Instagram. Ter carisma, criatividade, originalidade e ser comunicativo são só alguns dos requisitos necessários para sobreviver nesse meio.  A Reportagem de “O Extra.net” conversou com a blogueira, que falou com detalhes sobre a sua profissão. 


Em suas redes sociais, Mariana dá dicas de maquiagem 



O EXTRA: Quando surgiu a ideia de começar a utilizar a internet como seu principal instrumento de trabalho? Você teve apoio da família?

MARIANA: Eu nunca pensei que fosse trabalhar com a internet, foi tão espontâneo que eu acredito que seja por isso que deu certo. Eu queria fazer medicina a qualquer custo e paralelo a isso eu maquiava as pessoas aos finais de semana pra ter o meu dinheiro. De repente me vi gravando vídeos para o YouTube porque eu sou fascinada por maquiagem até hoje e "pegou",  o público gostou e aquela mínima quantidade de pessoas que viam, não paravam de pedir mais vídeos! Meus pais sempre foram muito positivos e eu me lembro de dizerem assim: "independente do que você escolher fazer, escolha por amor e seja boa! Faça pra valer, só assim vai dar certo". Isso sempre foi meu mantra e estou aí, trabalhando duro!


O EXTRA: Como é para você fazer parte dessa profissão do momento? O que muda entre um trabalho considerado "normal" e o seu?

MARIANA: Eu acho um máximo. Estamos ganhando um espaço legal e a profissão está crescendo muito. Cheio de pessoas jovens, com muita atitude, com ideias legais e bons conteúdos. Não muda de uma profissão "comum", o esforço é o mesmo, o trabalho é difícil e muito completo, preciso da minha equipe especial pra fazer tudo acontecer e acredito que um bom trabalho é feito em time mesmo. Como qualquer outro, só sobrevive quem tem CONTEÚDO, do contrário é temporário. É um grande desafio! É uma vida 100% online! Não tem férias e não tem final de semana. Quanto mais eu compartilho, mais conteúdo eu crio.


O EXTRA: O que você acha da concorrência existente nessa área de influenciadores digitais?

MARIANA: É gostoso demais! Somos todos amigos e estamos todos juntos! A gente se ajuda e com toda certeza um completa o trabalho do outro.


O EXTRA: Você compreende a real dimensão dos influenciadores digitais e, de como milhares de jovens pelo Brasil e mundo são influenciados por postagens de pessoas como você nas redes sociais?

MARIANA: Compreendo e é por isso que tudo que eu posto e indico, é com muita responsabilidade. A gente tem um retorno imediato de tudo que a gente fala/ faz, então isso também exige atenção e cuidado. Sou bem criteriosa comigo mesma e gosto de contar a história da forma mais real possível e isso é muito legal porque fideliza o meu público! A gente se conecta e tudo da certo.


O EXTRA: Você poderia nos descrever mais ou menos como funciona o seu dia a dia?

MARIANA: É muito maluco, mas é intenso e feliz porque eu faço tudo muito feliz. Tenho uma equipe preparada e maravilhosa que faz tudo acontecer. A minha produtora faz a captação e edição de vídeos, fotógrafo que está sempre comigo e 3 assessores que cuidam da parte comercial junto com a assessoria de imprensa. A gente se divide em tarefas e no meio dos compromissos com cada um deles, estou gravando, fazendo evento, fotografando e de um lugar pro outro! Viagem, viagem e viagem! Eu sempre brinco que eu conheço o Brasil inteiro, mas infelizmente não sei o que cada lugar tem de mais bonito, porque é do aeroporto para o hotel, do hotel pro evento e no mesmo dia na madrugada eu já volto pra casa!


O EXTRA: A vida de um influenciador digital é realmente cheia de glamour como todos pensam?

MARIANA: A gente vive coisas legais porque faz parte do trabalho estar em um evento importante, com pessoas bacanas e em lugares luxuosos. Mas nem tudo é o que parece ser, né? Acho que as redes sociais chegaram com tudo pra mostrarmos exatamente como é a nossa vida e, graças a Deus, quebramos essa coisa de "vida fácil, fútil e tudo lindo". Temos pouquíssimo, quase zero de privacidade e uma vida pública e exposta a críticas e muitas opiniões o tempo todo e de tudo que a gente faz. Tem que ter cabeça firme e no lugar para administrar. Todo mundo gosta de mostrar o lado mais legal das coisas, já eu faço questão também de mostrar as dificuldades. Não é fácil pra ninguém, se fosse fácil, não teria graça também. Eu não acredito em sorte, acredito em trabalho duro e sério.


O EXTRA: Você tem conhecimento de onde está localizado o seu maior público?

MARIANA: Sim! Hoje temos gráfico pra tudo! Cada rede social tem o seu público local mais forte e as faixas etárias diferentes também. No Instagram, por exemplo: São Paulo predomina, depois Rio de Janeiro, Nordeste, Minas Gerais e Goiânia!


O EXTRA: A tendência atualmente é querer ser influenciador digital, ter muitos seguidores nas redes sociais e fazer de si mesmo a sua carreira. Que mensagem você deixaria a meninos e meninas que sonham em se tornar um influenciador digital?

MARIANA: Não dá pra se concentrar em querer ficar famoso da noite para o dia sem um propósito. Ser famoso não é tudo que as pessoas pensam. O mais importante é insistir em conteúdos legais e que podem acrescentar algo na vida das pessoas. Ter paciência é importante. É um trabalho de formiguinha e nada cai do céu.


Saad ao lado da cantora Claudia Leitte 




Elas também fazem sucesso nas redes sociais


Foto publicada por Daniela em viagem a Dubai  



Taíssa utiliza a internet para oferecer programas de treinamento para seus alunos  


 

 
Em ramos diferentes, as fernandopolenses Daniela Rissato e Taíssa Martins utilizam a internet como o próprio instrumento de trabalho


“A internet me deu a oportunidade de realizar o meu sonho”, afirma a influenciadora digital Daniela Rissato, que também é formada em moda. Desde pequena ela sonhava em trabalhar diretamente com o público, ser modelo, apresentadora, atriz... Ou seja, tudo o que ela é hoje graças ao poder da “web”. Com mais de 130 mil seguidores, a jovem sabe muito bem da responsabilidade que tem perante os adolescentes que a acompanham: “Minha ficha só começou a cair agora, um exemplo da grandiosidade da coisa foi quando fui para Dubai e publiquei uma foto com o Justin Bieber ao fundo. A foto foi parar em vários sites do Brasil. É por isso que devemos ter responsabilidade com o que fazemos publicamente, pois nunca posso esquecer que existem pessoas que seguem o que eu posto”, conta.


Outra fernandopolense que também se destaca no mundo online é a personal trainer Taíssa Martins. Graduada em educação física, ela decidiu inovar no ramo fitness, criando uma nova forma de transmitir seus conhecimentos. “Hoje eu tenho mais de 1.300 cadastros de alunos no mundo todo. O bom da internet é que ela não tem fronteiras”.  Apesar de não se tratar de um trabalho convencional, ela acredita que não existe diferença em relação a outros tipos de profissões.  “O sucesso é só a consequência de um trabalho bem feito, e isso no mundo virtual não é diferente do mundo real”, finaliza.

 



últimas