01 - Olá amigos aquele abraço. Chegamos. E então, o Corinthians perdeu? Perdeu. Então tá. E o que mudou no planeta com isso? Nada. E se alguma coisa mudou no cotidiano foi para pior com essa recessão que aí está. E no Brasileirão o que mudou? Também nada. O Timão perdeu para o Vitória no domingo e na quarta já sapecou a Chape na Arena Condá. Certo?
02 - Então fica como nosso caboclo aqui do fundão do Estado costuma dizer: Fica o dito pelo não dito e salve São Benedito. E os discípulos de Renato Portalupi continuam acreditando. Vão acreditar até o dia cinco de dezembro, dia de colocar a faixa de campeão no peito dos corintianos. Agora com 10 pontos de diferença só mesmo um milagre. Mas duas coisas devem ser levadas em consideração.
03 - O Vitória, da Bahia, mostrou no domingo passado que tem jeito de barrar o Timão sem segredos. É só jogar do jeito em que ele joga, ou seja, jogar atrás primeiro para não perder, depois se der certo nos contra-ataques, fazer um mísero golzinho e depois ficar dando bicos para todos os lados e forte na marcação. O Corinthians se incomoda demais quando é bem marcado, tem dificuldade para furar a defesa adversária.
04 - E mais, o Timão soube aproveitar muito bem a sua desclassificação prematura na Copa do Brasil, que poderia ter sido antes do Inter de Porto Alegre, poderia ter sido contra o Brusque, time da quarta divisão do futebol brasileiro, e não tendo Libertadores para disputar só restou a Sul Americana que é a Segundona Latina. Fez um único jogo até agora contra “um tal” de Patriotas, um tipo assim meio amadorzão e ainda teve problemas.
05 - Nunca na história deste país, como diria o sábio Lulinha paz e amor, padrinho de dona Dilma, alguém foi tão beneficiado indiretamente, diga-se de passagem, por tantos times grandes que não se encontraram no Brasileirão este ano por ruindade explícita ou soberba. Vide Palmeiras, Flamengo e Atlético/MG, principalmente. Lógico, o Timão não tem nada com isso e vai tocando seu barco.
06 - Falamos muito, toda a imprensa, dos caríssimos Flamengo, Palmeiras e Galo mineiro que ficarão de mãos vazias neste ano, mas depois da derrota do Grêmio para o Cruzeiro na Copa do Brasil, na última quarta-feira, fica a pergunta: O que será do Grêmio, neste ano, em termos de títulos? Perdeu o regional para o Novo Hamburgo, perdeu a vaga na Copa do Brasil para o Cruzeiro, está precisando de binóculos para enxergar o Corinthians no Brasileiro e resta a Libertadores. Quem pode garantir que os gaúchos vão ganhar a Liberta? Ninguém. E o Corinthians jogando feio como time modesto só “tá que ta”. E o Grêmio que joga bonito como está? Não tá.
07 - E toda essa folga do Corinthians na classificação do Campeonato Brasileiro poderá diminuir tudo por causa da incapacidade de nossos dirigentes? Sempre lembrando que a folga é fruto do trabalho realizado. E por que este céu de brigadeiro que o Timão voa pode ficar nublado? Ora, já na próxima semana o Corinthians volta a jogar pela Sul- Americana e agora não tem Patriotas pela frente, tem é o Racing, que apesar de não fazer grande campanha no Campeonato Argentino, é um time copeiro e perigoso.
08 - A Conmebol copiou a Liga dos Campeões na realização da Libertadores, neste ano, em termos das datas de realizações dos jogos principalmente no mata-mata. Joga-se duas partidas a cada um ou dois meses. E nesse meio de Libertadores e Sul Americana é que entram os jogos do Brasileirão e Primeira Liga, que deverá recomeçar em setembro. Olha só a carga de partidas de futebol que os clubes terão que encontrar pela frente. Por isso, o Grêmio faz pouco caso do Brasileirão voltando-se para a Libertadores. E está dando nisso que estamos vendo.
09 - Mas alguém poderá dizer: na Europa se disputa os campeonatos nacionais, Liga dos Campeões, Copas e Taças de cada país. Sim disputam, mas deve se levar em consideração às distâncias dos países e a logística que tem por lá. O Brasil é um país de território continental. E tem mais: na Europa em cada país tem dois, três e às vezes quatro times favoritos a conquista do título nacional enquanto que no Brasil sempre tem no mínimo 10 times em condições de levar o caneco todos os anos. Diante disso é bom a comissão técnica e diretoria do Corinthians se decidirem, apesar da grande folga, se querem o Brasileirão ou a Sul-Americana.
10 - Talvez vote caro leitor não tenha tido a oportunidade de ficar sabendo, mas circulou esta semana em jornais e sites brasileiros que o ex-atleta brasileiro, Roberto Carlos, lateral-esquerdo que jogou no Palmeiras, Corinthians, Real Madrid teve um mandado de prisão emitido pela Justiça do Rio de Janeiro por falta de pagamento de pensão alimentícia. Em sã consciência dá para acreditar que isso possa acontecer? Se bem que Roberto Carlos é pai de nove filhos e a carga deve ser alta... É brincadeira.
11 - Hoje a partir das 12h estaremos ao lado de Gil Cipriano, nosso PVC e de Admilson Garcia, diretor deste diário, na tela da TV Cabo Mix, Canaldez, e na internet no www.canaldez.com.br, no Facebook, e na já famosa Mesa Redonda, recebendo convidados. Até sábado se Deus quiser.
Dúvida: Se Roberto Carlos não tem dinheiro para pagar pensão alimentícia é porque o rabo está abanando o cachorro.