
Na foto Lívio Vono,Gil Cipriano e Admilson Garcia
01 - Olá amigos aquele abraço. Estamos chegando. A semana foi meio devagar falando de futebol. Jogo da seleção brasileira que está classificada para a Copa da Rússia no próximo ano, portanto, jogos do Brasileirão ficaram de lado. Apenas joguinhos da falida, desde o nascimento, da Primeira Liga, que não valem nada e não levam a lugar nenhum.
02 - E vejam bem. Nossos dirigentes de clubes falavam tanto da tal de Primeira Liga. De sonho passou a realidade e da realidade virou ficção. Perdoem o termo, mas a tal de Primeira Liga foi, é, e será uma grande porcaria. Os jogos das semifinais que aconteceram no meio desta semana que se finda foram realizados pelos grandes times, com seus jogadores reservas e até mesmo Sub-20.
03 - Daí pode se entender que no futebol brasileiro a única coisa boa que tem é mesmo ser um grande celeiro de craques que são vendidos para a Europa, principalmente, por “preço de banana”. E os clubes são obrigados a isso em razão das enormes dividas e por que também os atletas recebem propostas impossíveis de serem cobertas pelo futebol tupiniquim. E assim a roda vai rodando: surge uma grande promessa, logo vem a proposta irrecusável e.... bye bye Brasil.
04 - Em termos de Brasileirão algumas coisas devem ser melhor analisadas com profundidade. É normal a campanha que Palmeiras, Santos, São Paulo, Flamengo e Atlético Mineiro fizeram até a 22ª rodada do Brasileiro? Não. Lógico que não. Como pode o tricolor paulista, que já foi chamado de Soberano, estar na vice-lanterna da competição? Isso passa até da condição da anormalidade.
05 - De quem é a culpa de tudo isso que vemos? Dos dirigentes e de grande parte da grande imprensa que temos em todos os sentidos. Nossos jornalistas especializados, se é que são, em esportes, principalmente endeusam determinados jogadores a exaustão. Alguma coisa de errado tem aí. Simplórios é que não são. Então o que é que está pegando? Só pode ser jabá. Para quem é do ramo sabe o que é isso.
06 - Vemos determinados jogadores serem convocados para a seleção brasileira que não têm o mínimo de condição. Basta darmos uma olhada em nossa seleção, a partir da convocação de goleiros, e quem lá está. Como pode se deixar de convocar Vanderlei, goleiro do Santos, e levar os três que lá estão. Ederson, que jogava no Benfica, somente foi convocado por Tite porque é o goleiro que foi vendido pelo maior preço da história. Só pode.
07 - E falando em seleção lembra-se de “data FIFA” e parada dos jogos das duas principais séries do Brasileirão. Vê-se na grande imprensa uma loucura para que nas “datas FIFA” o Brasileirão pare. E está parado. Uma boa pergunta a ser feita: quantos jogadores brasileiros que jogam aqui e quantos estrangeiros que aqui também jogam foram convocados para a seleção nacional ou do exterior? Dá para contar em uma mão e ainda sobram dedos.
08 - Mas voltemos para o Brasileirão 2.017. Que o Corinthians ainda tem enormes chances de sair campeão da temporada antes de dezembro chegar é notório e verdadeiro. Mesmo com o Grêmio vencendo hoje o Sport e a diferença entre corintianos e gremistas ficar em sete pontos, será que o Grêmio ainda vai ficar esnobando o Brasileirão? É muito provável. E então, o Santos, o Flamengo ou até mesmo o caríssimo Palmeiras terão pique para encostar no Timão? É muito improvável de isso acontecer.
09 - Mas aí entra uma possível situação. Depois da última parada o Timão em início de segundo turno não voltou como era. Somou três pontos dos nove disputados. Aí já não é campanha de campeão, é de time brigando para não cair. Agora esta parada da “data FIFA”. Como voltará o Corinthians? Não se sabe até porque deverá ainda ter ausências por contusões. E pior ainda, o Timão terá três pedreiras pela frente. Joga na Vila contra o Santos, em casa com o Vasco em ascensão e de técnico novo, e o São Paulo no Morumbi desesperado com o “fantasma do rebaixamento”.
10 - Depois destas três rodadas o Corinthians corre o risco de ver o Grêmio chegar a 52 pontos, o Santos a 50, o Palmeiras a 48 e o Flamengo a 47 sendo que se o Timão repetir nos próximos três jogos a mesma somatória de pontos estará com, 53. Aí aquilo que era uma grande certeza por todos nós, Timão campeão este ano, passa a ser uma grande decepção à massa corintiana e um grande erro nosso. Na volta do Brasileirão Carille tem que fazer o time mudar taticamente o jeito de jogar, senão Vitoria e Atlético de Goiás que o digam.
11 - Mais uma vez estamos convidando você para assistir a nossa Mesa Redonda do futebol na tela do Canaldez da TV Cabo Mix, na internet no www.canaldez.com.br, no Facebook e em nosso aplicativo a partir das doze horas de hoje e com reprise amanhã no mesmo horário. Estaremos ao lado de Gil Cipriano, nosso PVC e de Admilson Garcia, diretor deste diário, recebendo nossos convidados. Até Sábado se Deus quiser.