'DIA D'

Entidades se manifestam em defesa do SUAS

Entidades se manifestam em defesa do SUAS

Mobilização a nível nacional aconteceu na manhã de ontem

Mobilização a nível nacional aconteceu na manhã de ontem

Publicada há 6 anos

Da Redação 


Na manhã de ontem, 28, aproximadamente 120 pessoas se reuniram na Praça da Matriz, de Fernandópolis, para realizar uma manifestação em defesa do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). A data, conhecida como "Dia D", tem o objetivo de alertar a população sobre o desmonte nos serviços que o SUAS irá enfrentar caso a proposta orçamentária encaminhada pelo Ministério do Planejamento à Câmara dos Deputados seja aprovada na semana que vem.


Os cortes de 98% serão em investimentos de serviços, programas, projetos de Assistência Social e até benefícios destinados às pessoas idosas e com deficiência em 2018. O impacto supera R$ 3 bilhões, segundo previsão do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).


"A mobilização teve o intuito de articular e mobilizar a população sobre o desmonte nos serviços ofertados pela Assistência Social, caso o corte do orçamento público de 2018 do Governo Federal seja aprovado. O corte causa um risco iminente aos serviços ofertados por CRAS, CREAS e entidades sociais, trazendo assim, um prejuízo a função de proteção do SUAS", declarou Caline Cebin, presidente do CMAS.


Grande desestruturação

De acordo com Genevieve Gouveia, coordenadora técnica da APAE, o corte no orçamento da Assistência Social vai resultar em uma grande desestruturação dos serviços socioassistenciais. “Se hoje recebemos R$ 180,00 per capita mensalmente e não conseguimos manter os serviços, pois temos que complementar com recursos próprios, o que será no ano que vem? Vejo muitos fechamentos de entidades e sempre o mais pobre sendo atingido”, destacou.






Todas as entidades de Fernandópolis participaram damobilização 





últimas