Lívio Vono

11 Notícias

11 Notícias

Por Lívio Vono

Por Lívio Vono

Publicada há 7 anos

01 - Olá, um grande abraço a todos que nos dão o prazer de estar lendo as 11 notícias. Muito obrigado. O futebol a nível global virou coisa de doido mesmo, o brasileiro então é coisa de louco varrido como já dizia, a saudosa e querida "Nona" lá nos idos dos anos 50 em Marília, terra do melhor time do mundo o Marilinha.


02 - O jovem Neymar parece que endoidou de vez. Brigar para bater pênaltis? Isso é coisa de menino mimado por gente de dinheiro farto lá das Arábias que saem comprando times de futebol por este mundo afora porque não tem mais o que comprar. E a gasosa que é extraída do petróleo custando o olho da cara aqui no Brasil. Não se pode esquecer que temos o pré-sal, onde Dilma e Lula sujaram as mãos um dia.


03 - Mas vejam bem, por mais que Neymar seja brasileiro, e por ele devemos torcer, ainda, por mais que seja um grande jogador nos dias de hoje, outrora seria apenas mais um nos tempos de Ademir da Guia, Rivelino, Zico, Sócrates e tantos outros, o cara tem que ter a humildade de quando chegar a outro clube respeitar aqueles que lá estão e são de seu mesmo nível ou não.


04 - Mas não é isso que Neymar tem demonstrado a todos nós. Quantos outros grandes jogadores, principalmente na Europa, tem demonstrado a humildade que estamos pregando aqui? São vários, mas muitos mesmo. Será que Neymar pensa que vai ganhar o título de "melhor do mundo" sendo o batedor de pênaltis oficial do PSG? Não, claro que não. Para ser escolhido o melhor do mundo ainda terá que comer muito feijão para chegar ao patamar de Messi e Cristiano Ronaldo.


05 - Os brasileiros Romário, Ronaldo Nazareno, Ronaldinho Gaúcho, Rivaldo ganharam o prêmio jogando o “fino da bola” e tendo comportamento esmerado dentro e fora de campo. Não foi assim na "mão grande" não como o menino extremamente bajulado e hoje odiado por santistas e barcelonistas que não o querem ver nem de costas. O que o dinheiro faz para quem não está preparado? Faz isso aí que estamos vendo.


06 - Falemos um pouco do Brasileirão. Volto a dizer: arbitragens no Brasil é quase "caso de polícia". Erros e mais erros em quase todas as partidas e por falar que "não falei de flores" aqui uma ressalva: o único, mas o único árbitro que se salva no Brasil nos dias de hoje é Taronco, aquele “brancão taludo” lá do Rio Grande do Sul. Difícil ele errar. E por que os outros erram tanto? Melhor investigar. Dr. Moro neles. Vai que pega.


07 - A arbitragem do clássico São Paulo x Corinthians do último domingo pôs mais fogo na gasolina. Tricolores chorando "pitangas" de um lado e com todo direito; corinthianos se defendendo do outro sem muita razão. Gente do Timão reclamando que foram muito prejudicados este ano contra Coritiba e Flamengo. É verdade, foram mesmo e só não concordam porque quer discordar por discordar. O Timão foi prejudicado mesmo.


08 - Mas e os jogos contra Cruzeiro e Botafogo carioca quem foi prejudicado? Os dois pênaltis escandalosos para cruzeirenses e botafoguenses que não foram marcados contra o time do povo? Sem falar naquele do jogo contra o Atlético PR na prorrogação no Itaquerão com o jogo empatado. E não param por aí. O São Paulo foi muito prejudicado em favor do Timão no último domingo. Esqueçam bola na mão de Pablo, aquilo e o recuo de bola não foram infrações. Errado é o goleirão do Tite, Cássio, pegar a bola com as mãos.


09 - O que prejudicou o time do São Paulo foram duas jogadas capitais: O gol legitimo anulado pela arbitragem em favor do tricolor e a falta de Rodriguinho no "inocente" lateral do São Paulo no gol de empate. Existe falta no goleiro dentro da pequena área quando o atacante vai de encontro ao arqueiro adversário e não o contrário. E o árbitro de linha de fundo o que viu e não teve saco para assinalar? A falta do atacante corintiano. Essas coisas e mais "golos" de "mano" e outras "cositas" vão maculando uma conquista.


10 - Dois casos ocorridos dentro do campo de jogo e um fora devem ser muito, mas muito bem analisados pela Conmebol e STJD da CBF. A cusparada de Bruno Henrique, do Santos, no jogador colombiano foi covarde. Cleber Gladiador pelo mesmo ato no Brasileirão pegou 10 jogos de gancho. O pisão de Maycon em Petros, no domingo, também foi de uma covardia imensurável e os atos do moleque Gabriel, atos obscenos, quando do empate corintiano, para a torcida do São Paulo são imperdoáveis. E depois nós da imprensa ficamos falando que devemos incentivar mulheres e crianças a irem aos campos de futebol. Como estamos errados. Mas o "Gabrielzinho" depois pediu desculpas. Deveria pedir desculpas pro capeta.


11 - Estaremos ao lado do grande professor e corintiano Zé Renato e de Admilson Garcia, diretor deste diário, a partir das 12h, no dia de hoje e amanhã em reprise no mesmo horário na tela do Canaldez, da TV Cabo Mix, na internet no www.canaldez.com.br, no Facebook e em nosso aplicativo na Mesa Redonda recebendo amigos e convidados. Fique conosco e até sábado se Deus quiser.

Perguntinha: o que uma senhorinha ou uma criança que estava nas arquibancadas do Morumbi no último domingo acharam daquela cena do Gabrielzinho? Lindo, lindo, lindo, somente para um bando de loucos.


Lívio Vono, Admilson Garcia e Zé Renato estarão hoje,a partir do meio-dia, na Mesa Redonda do Canal Dez 





últimas