LIBERADO!

Com lei aprovada, alunos fernandopolenses poderão utilizar o celular nas escolas

Com lei aprovada, alunos fernandopolenses poderão utilizar o celular nas escolas

Antes proibido, estudantes poderão usar o aparelho como ferramenta de aprendizagem durante as aulas

Antes proibido, estudantes poderão usar o aparelho como ferramenta de aprendizagem durante as aulas

Publicada há 7 anos

Por Breno Guarnieri 


Projeto é de autoria da própria Secretaria Estadual da Educação




Os alunos da rede estadual de educação poderão utilizar os aparelhos de telefone celular em sala de aula, conforme Projeto de Lei aprovado pela Assembleia Legislativa de São Paulo, na última terça-feira (10). Agora, a proposta aprovada será encaminhada para sanção do governador Geraldo Alckmin (PSDB).


O projeto é de autoria da própria Secretaria Estadual da Educação, a pedido do secretário José Renato Nalini. Com a legislação, crianças e jovens do Ensino Fundamental e Médio poderão utilizar aparelhos em sala de aula em atividades pedagógicas e orientadas por educadores.


"O ensino prelecional está sendo questionado em todos os ambientes. Se quisermos manter o aluno interessado em aprender, temos de usar a linguagem dele. A linguagem de seu tempo", justifica o secretário.


Em Fernandópolis, os alunos das 10 escolas estaduais poderão utilizar os aparelhos, que serão supervisionados pelos educadores. Para Marta Rodriguez, professora de matemática em escolas fernandopolenses, a aprovação da lei é um avanço para a educação. “Caso o professor tenha condições de conversar com os alunos e mostrar a importância de utilizar o celular na aprendizagem é algo a mais. Agrega novos conteúdos”, destacou a educadora, também ressaltando que além do aluno, o professor precisa se adequar à nova regulamentação.


“Acredito que é um processo de conscientização e tem quer ser muito bem explicado, passando até pela família para ajudar”, acrescentou.


WI-FI E BANDA LARGA
A liberação dos celulares nas escolas já era prevista, desde o final do mês passado, quando a Secretaria de Educação do Estado anunciou que a partir de 2018, todas as cinco mil escolas estaduais serão equipadas com o sistema wi-fi e banda larga, que ficarão disponíveis para os alunos e professores utilizarem como ferramentas pedagógicas nas salas de aula.


Além da nova tecnologia, 91 mil computadores serão doados para as escolas, junto com outros 16 mil notebooks, que foram adquiridos e farão parte das mudanças no Programa Acessa Escola.


A velocidade da internet será de 4MB e também será instalado um protocolo de segurança que irá restringir o acesso de alguns conteúdos para os alunos.






últimas