DESTAQUE
Município tem índices de longevidade e escolaridade acima da média estadual
Município tem índices de longevidade e escolaridade acima da média estadual
Dados fazem parte do estudo divulgado pela Assembleia Legislativa de São Paulo
Dados fazem parte do estudo divulgado pela Assembleia Legislativa de São Paulo
SECOM
Fernandópolis tem índices educacionais e de longevidade acima da média estadual, é o que aponta o resultado do IPRS (Índice Paulista de Responsabilidade Social), realizado pela Fundação Seade a pedido da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo com a intenção de traçar um retrato detalhado em termos de desenvolvimento humano. Apenas no quesito riqueza, o município ficou abaixo da média do estado de São Paulo.
Segundo o relatório divulgado nesta semana pela Assembleia Legislativa de São Paulo, o município classificou-se no Grupo 3, que agrega os lugares com baixos níveis de riqueza e bons indicadores de longevidade e escolaridade.
O estudo tem como data de referência o ano de 2014 e avalia três indicadores: em Riqueza, o estado de São Paulo atingiu 47 pontos, Fernandópolis, 37; em Longevidade, São Paulo alcançou 70 pontos, Fernandópolis, 71; e em Educação, 54 para o estado e 66 para Fernandópolis.
O IPRS é um indicador reconhecido pela ONU e tem a função de apontar a qualidade de vida nos 645 municípios do Estado. O levantamento é realizado pela equipe técnica da Assembleia Legislativa de São Paulo e serve como uma das referências para o planejamento e a aplicação de políticas públicas pelos municípios. As informações são fornecidas a cada dois anos aos gestores públicos e podem ser utilizadas para nortear a implementação de políticas públicas em áreas mais vulneráveis.
Região é destaque
A Região Administrativa de São José do Rio Preto, da qual Fernandópolis faz parte, criada pelo Decreto no 52.576, de 12 de dezembro de 1970, é formada por 96 municípios.
Nesta edição do IPRS, a RA de São José do Rio Preto apresenta nível de riqueza abaixoda média estadual, em oposição aos indicadores sociais de longevidade e escolaridade, que apresentam patamares superiores aos do estado, sendo os maiores entreas regiões. De acordo com o ranking de cada dimensão do indicador sintético, entre as 16 RAs do Estado, a Região Administrativa de São José do Rio Preto ocupa a 10ª posição em riqueza e a 1ª tanto em longevidade quanto em escolaridade.

Educação de Fernandópolis atinge 66 pontos no índice divulgado pela Assembleia Legislativa, 12 a mais que a média estadual

Município também conta com bons números referentes à Longevidade