VOTUPORANGA
Show da Banda Mais Bonita da Cidade movimenta Fliv nesta sexta-feira
Show da Banda Mais Bonita da Cidade movimenta Fliv nesta sexta-feira
Apresentação do grupo curitibano acontece às 21h, no Palco Principal do Parque da Cultura
Apresentação do grupo curitibano acontece às 21h, no Palco Principal do Parque da Cultura
Assessoria de Imprensa
Nesta sexta-feira (27/10), a programação do Fliv – Festival Literário de Votuporanga será marcada pelo show da Banda Mais Bonita da Cidade, que acontece a partir das 21h, no Palco Principal do Parque da Cultura.
O evento é uma realização da Prefeitura de Votuporanga e da Secretaria de Estado da Cultura, com execução da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA) e o apoio de diversas empresas e instituições.
Com mais de meio milhão de seguidores no Facebook, 40 milhões de visualizações no YouTube e shows marcados por uma entusiasmada resposta do público, o grupo curitibano vem se consolidando como parte importante da música brasileira atual.
Criada em 2009, a banda nasceu da vontade de seus integrantes de reinterpretar canções que amavam, escritas por amigos compositores da capital paranaense. A carreira do grupo foi alavancada em 2011, com a viralização do videoclipe "Oração", que atualmente acumula mais de 29 milhões de visualizações no YouTube.
Ainda em 2011, a banda gravou seu primeiro disco, o homônimo "A Banda Mais Bonita da Cidade". No ano seguinte foi lançado, em formato de vinil compacto 7", o EP "Canções que vão morrer no ar". Em 2013, foi a vez do disco "O mais feliz da vida" e, em 2016, o DVD "Ao vivo no Cine Joia". Em junho de 2017, foi lançado o terceiro álbum de estúdio do grupo: "De cima do mundo eu vi o tempo".
Esse terceiro disco de estúdio conta com canções de artistas já conhecidos do público, como Alexandre França e o guitarrista da banda, Thiago Ramalho, além de releituras de bandas e artistas como Los Porongas, Versos Que Compomos Na Estrada, Ian Ramil e Maurício Pereira.
Evandro Affonso Ferreira
Além do show da Banda Mais Bonita da Cidade, um dos destaques do Fliv nesta sexta-feira é o escritor Evandro Affonso Ferreira, que participa de um talk show, às 19h, na sala Cinema Cultural do Centro de Cultura e Turismo "Marão Abdo Alfagali".
Em 2010, Evandro ganhou o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) de melhor romance com o livro "Minha mãe se matou sem dizer adeus" e, em 2013, o Prêmio Jabuti com "O mendigo que sabia de cor os adágios de Erasmo de Rotterdam". Recebeu também o Prêmio Bravo! Bradesco de Cultura de 2016 pelo título "Não tive nenhum prazer em conhecê-los". Em 2017, o autor lançou seu mais recente trabalho, o romance "Nunca houve tanto fim como agora", publicado pela editora Record.
Bate-papo com Pierre Ruprecht
Às 9h30, a sala Cinema Cultural recebe o bate-papo "Para que queremos bibliotecas públicas?", com o tradutor e diretor-executivo da Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura (SP Leituras), Pierre Ruprecht. A atividade apresenta ao público uma visão da biblioteca pública contemporânea como instrumento de cidadania, construção de conhecimento, promoção da leitura e espaço comunitário e de lazer, ao alcance de todos os municípios.
Espetáculo "A Cantora Careca"
Integrando a programação da Mostra de Teatro do Programa de Qualificação em Artes, as companhias de teatro votuporanguenses Abayomi e Arca apresentam o espetáculo "A Cantora Careca", às 20h, no Centro de Convenções "Jornalista Nelson Camargo".
Escrita pelo grande dramaturgo Eugène Ionesco, a peça não segue uma linearidade. Na história, não há grandes conflitos e os personagens comunicam-se com dificuldade. Apesar de escrito no período pós-guerra, o texto trata da contemporaneidade e do isolamento num mundo sem compreensão, no qual muito se fala, nada se ouve, nada se entende e propagam-se conveniências corporativistas, num esvaziamento das possibilidades de encontro e entendimento.
No elenco, estão Denis Azevedo, Denis Figueiredo, Esmeraldina Reis, Gigio Mantovani, Juliana Rocha e Luana Zafani Ramos.
Sexta-feira no Fliv
Às 16h, na sala de oficinas da Biblioteca Municipal, a Prof.ª Ma. Karina de Oliveira, da Unifev – Centro Universitário de Votuporanga, comanda o segundo encontro do minicurso "Leitura e mediação: a jornada do leitor". O propósito da atividade é explicar e discutir a importância da leitura na formação do cidadão, considerando, sobretudo, a relevância do papel dos mediadores nesse processo, sejam eles pais, professores, bibliotecários ou agentes de leitura.
Às 17h, o Manada Grupo de Teatro, de Americana, apresenta o compartilhamento do processo da peça "O primeiro voo de Ícaro", na sala Cinema Cultural. Na apresentação, que integra a programação da Mostra de Teatro do Programa de Qualificação em Artes, três histórias contadas pelo professor Dédalus são espelhos de inúmeras vidas que se dão em lugares periféricos e marginalizados do país.
Ao longo do dia, acontecem diversas sessões de contação de histórias, com as companhias Entre Aspas e Girasonhos e as contadoras Gabriela Carvalho, Dani Ribeiro e Daniela Aguas. O Parque da Cultura recebe ainda atividades diversas, como aula de yoga, com Luci Sanches; oficina de demonstração e técnicas de slackline, com Michel Scalle, seguido de um encontro de praticantes do exercício; ballet aéreo com tecido acrobático, com Mariana Maricato; aula livre de danças urbanas, com Ticko Bboy e uma vivência de capoeira de angola, coordenada por Alexandre Pianta.
Programação completa
A programação completa do Fliv 2017 está disponível para download e pode ser conferida no site www.flivotuporanga.com.br ou pelo .facebook.com.br/flivotuporanga.