SECOM
Duranteencontro, Edmar Oliveira apresentou ações desenvolvidas em Fernandópolis pelaDefesa Civil
O coordenador da CONDEC – Coordenadoria Municipal da Defesa Civil – e ouvidor municipal, Edmar de Oliveira, representou Fernandópolis entre os dias 27 a 29 no workshop ‘Cidades Resilientes’.
O evento realizado na Casa Civil, no Palácio do Governo, foi promovido pela ONU em parceria com a coordenadoria Estadual de Defesa Civil, contando com a participação de trinta e três municípios brasileiros que concluíram todas as etapas do programa ‘Construindo Cidades Resilientes: Minha Cidade está se Preparando’, que é uma das ferramentas do Plano de Ação Local de Resiliência .
Durante o workshop foi apresentada uma plataforma do programa e desenvolvido um projeto piloto que vai dar formato ao ‘Cidades Resilientes’ que será introduzido em toda América Latina. No momento da troca de experiências, o representante de Fernandópolis apresentou aos demais participantes o programa ‘Prefeito e Agentes Mirins’, que está sendo executado no município através da Defesa Civil e disseminado através de crianças com faixa ataria de 10 anos, que são multiplicadores de ideias.
Edmar também explanou sobre demais ações desenvolvidas pela Defesa Civil do município, como treinamentos, simulados e muitas parcerias. “Foi uma rica oportunidade onde pude mostrar nossos trabalhos e projetos, todos foram bem aceitos e elogiados pelos representantes ali presentes. Participar do projeto ‘Cidades Resilientes é sem dúvida uma grande conquista para Fernandópolis e toda nossa população”, comentou.
O PROGRAMA
A Campanha mundial ‘Construindo Cidades Resilientes: Minha Cidade está se preparando’ é uma das ferramentas do Plano de Ação Local de Resiliência. Os indicadores urbanos locais permitem colocar as principais fortalezas e desafios de uma cidade com relação frente aos desastres e a redução de Risco de Desastres (RRD).
A campanha oferece soluções e ferramentas que permitem que governos e atores locais identificar as lacunas na sua capacidade de resiliência e aumentar a sua financeira, técnica e conhecimento para o planejamento do desenvolvimento e capacidade de gestão de risco. Através da campanha, as cidades se tornam parte de uma ampla aliança de cidades resilientes em todo o mundo.