A Secretaria Municipal de Saúde recebeu na tarde da última quinta-feira (10), a confirmação do 5º caso de H1N1 em Fernandópolis. Trata-se de uma mulher que ficou internada na Santa Casa de Votuporanga. Ela teve alta e passa bem.
Três casos suspeitos aguardam resultado. Nenhum óbito foi registrado este ano em Fernandópolis, porém, na região já são 11 mortes.
A H1N1 é uma doença respiratória aguda muito parecida com a gripe comum. É transmitida de pessoa a pessoa, principalmente por meio da tosse ou espirro e do contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.
A pessoa apresenta febre acima de 38ºC, tosse e dificuldade respiratória, acompanhada ou não de dor de garganta, dor de cabeça, dores musculares, nas articulações e tosse. A febre é um dos sintomas mais recorrentes. No surgimento de qualquer sintoma, recomenda-se procurar o médico de confiança ou a Unidade de Saúde mais próxima.
Para evitar, faça a higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool gel a 71%. Use lenço descartável para higiene nasal e ao tossir ou espirrar cubra nariz e boca. Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca, aglomerações e não divida objetos de uso pessoal, como toalhas de banho, talheres e copos.