CNM
Prefeitura mantém situação regularizada enquanto 98% das cidades brasileiras estão negativadas
Prefeitura mantém situação regularizada enquanto 98% das cidades brasileiras estão negativadas
Apenas de 116 que estão com a prestação de contas em dia.
Apenas de 116 que estão com a prestação de contas em dia.
Na contramão desta crise, a prefeitura de Valentim Gentil está com a situação regularizada no CAUC
Assessoria de VG
Na semana passada, a CNM – Confederação Nacional dos Municípios, divulgou dados que mostram que 98% dos municípios brasileiros estão negativados e impedidos de receberem transferências voluntárias e realizar operações de crédito para financiamentos e investimentos.
Na contramão desta crise, a prefeitura de Valentim Gentil está com a situação regularizada no CAUC – Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias. Ainda segundo o órgão, no país, dentre 5.570 cidades (IBGE/2018), há apenas de 116 que estão com a prestação de contas em dia.
O prefeito Adilson Segura, ressaltou que em 2009, ano em que assumiu pela primeira vez a administração municipal, a cidade estava em situação irregular junto ao CAUC. “Foi um trabalho árduo e intenso. Passamos por muitas dificuldades e restrições que foram prejudiciais para o desenvolvimento do município, mas conseguimos tirar Valentim Gentil daquela situação e hoje conseguimos ver o resultado do nosso esforço”, destacou Adilson.
São exigidos requisitos para que o município tenha direito as transferências de recursos do governo federal e financiamentos. No total são 15 itens de obrigações, e entre eles estão: encaminhamento de relatório resumido de execução orçamentária; aplicação mínima de recursos em educação que deve ser de 25%, segundo a lei; encaminhamento de informações para o cadastro da dívida pública; entre outros.
“Estamos trabalhando com muita responsabilidade. Este resultado mostra o comprometimento da administração municipal com a população e com o desenvolvimento de Valentim Gentil. Vamos continuar crescendo com qualidade e transparência”, finalizou Adilson.