FORA DE ÁREA

Falta de sinal de celular ainda gera reclamações de moradores

Falta de sinal de celular ainda gera reclamações de moradores

Problema afeta diretamente o trabalho de quem depende do celular

Problema afeta diretamente o trabalho de quem depende do celular

Publicada há 9 anos

Por Breno Guarnieri


Operadoras alegam que Fernandópolis cresceu rápido, por isso, bairros relativamente novos não estão totalmente cobertos 



Ter que sair de casa e ir para o meio da rua para realizar uma ligação de celular é uma situação estranha, mas acontece em muitos bairros afastados da região central de Fernandópolis, em que o sinal normalmente não funciona. O fato já foi relatado pelo “O Extra.net” em matérias passadas, porém, o problema ainda persiste e novamente moradores procuraram a Reportagem para reclamar que não conseguem trabalhar porque não é possível fazer e nem receber ligações.

A diarista Paula Menezes, 26 anos, que mora no Residencial Mario Benez, precisa sair de casa para tentar falar. Na maioria das vezes a ligação não completa e quando chama, a qualidade do sinal é ruim. “Temos mais de duas operadoras e o sinal corta muito por aqui, só funcionam algumas para fora da residência. Muitas vezes precisamos ir a um ponto alto para poder fazer alguma ligação”, reclama Paula.

O problema afeta diretamente o trabalho de Paula, que depende das ligações das patroas, que só a encontram na caixa postal. “Meus contatos são todos via celular e acabo perdendo muito trabalho por causa disso, é muito complicado”, comenta.

O representante comercial Alfeu Mazio, 53 anos, morador do Parque Universitário, já trocou de operadora mais de uma vez e mesmo assim, quando está em casa, o celular fica fora de área. Para não ficar sem comunicação a solução foi apelar para o telefone fixo, situação que deixa o representante inconformado. “Você precisa do serviço e não consegue. Então é preciso contratar outros serviços como telefonia fixa, ou até mesmo utilizar o orelhão e acaba pagando mais caro para fazer uma simples ligação”, acrescenta.

OPERADORAS

A Reportagem entrou novamente em contato com as operadoras, que alegam que a cidade cresceu rápido, por isso, bairros relativamente novos não estão totalmente cobertos.

Situações como essas colocaram as três operadoras de celular que atuam na região entre as dez primeiras na lista de reclamações do Procon no ano passado. As operadoras de telefonia são obrigadas a garantir 80% de cobertura do sinal na área urbana dos municípios.

ANATEL

A Reportagem entrou em contato com a Anatel, Agência Nacional de Telecomunicação, para saber se no caso de Fernandópolis as operadoras estão cumprindo essa porcentagem, mas ninguém se pronunciou. A Anatel também não informou o que pode ser feito para resolver a situação.

últimas