RESGATE
Moradora resgata gata ferida com tiro de chumbinho em Valentim Gentil
Moradora resgata gata ferida com tiro de chumbinho em Valentim Gentil
Ludmila, como a gata foi batizada, precisará de fisioterapia para recuperar os movimentos
Ludmila, como a gata foi batizada, precisará de fisioterapia para recuperar os movimentos
Ludmila foi atingida por tiro de chumbinho em Valentim Gentil — Foto: Reprodução/TV TEM
Da Redação
Uma gata precisou ser resgatada após ser achada ferida com tiro de chumbinho no meio da rua, no bairro Jardim Barreto, em Valentim Gentil. Ela foi submetida a cirurgia e perdeu os movimentos dos membros inferiores.
Em entrevista ao G1, Leila Maria da Silva afirmou que recebeu um áudio de uma vizinha solicitando ajuda para socorrer o animal que tinha sido atropelado e estava ferido.
“Nós fomos até o local, que fica a dois quarteirões da minha casa, resgatamos a gata, demos remédios e a deixamos dormir em uma caixinha de transporte”.
No dia seguinte, Leila levou o animal a uma clínica, onde a veterinária realizou exames e sugeriu que o felino fosse submetido a raio X, a fim de descobrir realmente qual fratura havia sofrido.
“Até então, estávamos achando que ela tinha sido atropelada, mas eu liguei para um veterinário, contei a história, e ele pediu para eu levar a gata até o consultório. Ele pediu um raio X e foi constatado que era uma bala”.
Ao G1, Leila também explicou que o veterinário conversou com companheiras de profissão e conseguiu uma cirurgia com um preço mais acessível em outra clínica.
A gata foi submetida ao procedimento, retirou o projétil alojado e sobreviveu. O responsável por atirar no animal não foi localizado e também não há suspeitas sobre quem pode ter feito o disparo.
“Não é atoa que eu corri atrás dela. Eu amo muito animais. Se eu pudesse resgatava todos. Eu não sei quem fez isso com ela [gata], mas espero que ela pague por isso”.
Cuidados e fisioterapia
Depois de passar pela cirurgia, a gata, que foi batizada de Ludmila, retornou para a clínica veterinária de Joyce Vaz da Silva, a primeira a receber o animal e sugerir que ele fosse submetido a raio X.
Em entrevista ao G1, Joyce explicou que aceitou ficar com a Ludmila para que ela seja submetida a sessões de fisioterapia.
“Ela sofreu uma lesão na medula torácica, e os membros inferiores foram comprometidos. Tem animal que consegue reverter e voltar a andar e outros não. Ela vai precisar de bastante cuidado”.
Atualmente, Ludmila está se recuperando da cirurgia, porém sofreu uma necrose tecidual e deve permanecer em repouso pelos próximos dias até começar as sessões.
“A veterinária que fez a cirurgia relatou que a gata estava com o projétil há quase dez dias. Ou seja, ela ficou bastante tempo sofrendo. Estamos arrecadando doações para ajudar no tratamento dela”.
Fonte: G1