SAÚDE

Vacinação contra H1N1 começa dia 30 de abril em Fernandópolis

Vacinação contra H1N1 começa dia 30 de abril em Fernandópolis

Publicada há 9 anos

A partir do dia 30 de abril, Fernandópolis recebe a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe Influenza H1N1, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o município. A partir desta data, deve ser imunizado o grupo de risco definido pelo MS, que inclui gestantes, idosos, profissionais da saúde, puérperas, crianças de 6 meses a menores de cinco anos e pessoas com doenças crônicas. A Secretaria Municipal da Saúde é a responsável por desenvolver a campanha no município. As doses serão distribuídas nas Unidades de Saúde e Central da Saúde. 


A meta da ação em Fernandópolis é atingir 80% do público alvo (cerca de 16 mil pessoas). No ano passado, a campanha superou as expectativas, chegando a 85,95% (13.860 pessoas). O município já registrou 12 casos da doença este ano, tendo um deles culminado em óbito. Diversas ações de prevenção estão sendo realizadas pela Secretaria Municipal. 


Na tarde desta quarta-feira (23), uma reunião discutiu com médicos e enfermeiros do município as melhores formas de diagnosticar e tratar precocemente os pacientes infectados. (leia mais nesta página). Palestras estão sendo agendadas nas escolas municipais, estaduais, particulares e técnica, e também nos hotéis para informar sobre métodos de prevenção e demais orientações. Panfletos explicativos também estão sendo confeccionados para distribuição à população. 

“Estamos empenhados no desenvolvimento de ações de prevenção e também para o diagnóstico precoce que podem salvar vidas. Ao menor sintoma, procure a Unidade de Saúde mais próxima e consulte o médico”, explica a secretária Lígia Barreto.


Por que Fernandópolis não recebeu as
vacinas da Secretaria Estadual da Saúde?


Segundo a secretária Lígia Barreto, Fernandópolis pertence à região do GVE – Grupo de Vigilância Epidemiológica de Jales, e não da região de São José do Rio Preto, e essas vacinas foram disponibilizadas apenas para os municípios desta região. Ainda existem doses restantes da vacinação do ano passado distribuídas pelas Unidades de Saúde e Central da Saúde, porém, em pequena quantidade. Vale ressaltar que a vacina é disponibilizada apenas para gestantes, idosos, profissionais da saúde, puérperas, crianças de 06 meses a menores de 05 anos e pessoas com doenças crônicas.
Formas de transmissão:
-Gotículas: Fala, tosse e espirro (até um metro);
-Contato: Mãos contaminadas com secreção de paciente infectado.


Situação      Janeiro   Fevereiro   Março
Notificados     3              6               21
Confirmados  1               1              10
Óbitos             0              0               1



últimas