MORTE

Morador mais velho de Fernandópolis morre aos 106 anos; conheça a história de Joaquim Cardoso Sobrinho

Morador mais velho de Fernandópolis morre aos 106 anos; conheça a história de Joaquim Cardoso Sobrinho

O velório e sepultamento estão marcados para esta quarta-feira

O velório e sepultamento estão marcados para esta quarta-feira

Publicada há 4 anos

Da Redação

O senhor Joaquim Cardoso Sobrinho, de 106 anos, morreu na tarde de hoje na Santa Casa de Fernandópolis, após passar alguns dias internado. Ele era considerado o morador mais velho de Fernandópolis.

O velório e sepultamento estão marcados para esta quarta-feira, 11, das 8h às 13h.

HISTÓRIA

A história de Fernandópolis se entrelaça com a história do senhor Joaquim Cardoso Sobrinho. Ele viu a cidade nascer, ajudou a construir as ruas e principais avenidas por onde passamos hoje e acompanhou de perto o crescimento do município.

Joaquim, atualmente, sofria de mal de Alzheimer e completaria 106 anos de vida neste dia 21. Ele sempre foi motivo de muito orgulho para os seus 12 filhos, 25 netos, 27 bisnetos e 2 tataranetos.

Nascido na cidade baiana de Riacho Santana, ele chegou a Vila Pereira em 1939, ano em que Fernandópolis foi fundada. Acostumado a trabalhar na lavoura desde pequeno, ele viu aqui uma terra promissora. Munido de muita força de vontade, machado e enxada, o baiano sempre se orgulhou de ter ajudado a abrir as atuais avenidas de Fernandópolis e a estrada para Pedranópolis. Em 1944 veio a falecer sua esposa. Viúvo e com crianças pequenas - o menor com apenas alguns meses de vida -, começou a trabalhar na prefeitura. Passou também por várias empresas que contribuíram para o progresso da cidade, como a Casa Pires e Feraup Auto Peças.

Sendo um dos desbravadores do município, Joaquim foi agraciado, em 1996, com a Medalha 22 de Maio. Em reconhecimento pelas suas relevantes contribuições prestadas à comunidade fernandopolense, em 2014, também recebeu uma moção de aplausos em homenagem a passagem de seu aniversário, ocasião em que celebrava 100 anos de existência.

Conhecido por todos como um homem de caráter, batalhador e honrado, Joaquim conviveu nos velhos tempos com as também famílias pioneiras como: os Garcias, os Arnaldos, os Pereiras e tantas outras. Ele ainda vivia na cidade e no bairro que elegeu, juntamente com a filha Eunice que, por coincidência do destino, também faz aniversário na mesma data em que o pai nasceu. Joaquim com a sua trajetória íntegra conquistou o apreço, admiração e respeito de todos com quem conviveu.

O senhor Joaquim Cardoso Sobrinho


últimas