LIBERDADE

Preso em Rio Preto, Papai Noel que assaltou helicóptero terá saidinha temporária

Preso em Rio Preto, Papai Noel que assaltou helicóptero terá saidinha temporária

Justiça liberou 1.337 detentos de presídios da região de Rio Preto

Justiça liberou 1.337 detentos de presídios da região de Rio Preto

Publicada há 3 anos

Da Redação

A Justiça liberou 1.337 presos de seis unidades prisionais da região de Rio Preto para passarem as festas de final de ano em casa. A decisão é do juiz Evandro Pelarin, do Núcleo Especial Criminal (Neecrim). A maioria dos presos está nas unidades prisionais de Rio Preto.

A saidinha será de 15 dias, e começa às 6h do próximo dia 22 de dezembro. Os presos precisam retornar ao sistema prisional até as 18h no dia 5 de janeiro, uma terça-feira. Caso contrário, serão considerados foragidos e vão perder os eventuais benefícios de progressão da pena e não poderão sair numa próxima saidinha, se capturados. Na última saidinha, 58 detentos não retornaram ao CPP de Rio Preto na data determinada, dos cerca de 1,5 mil que tiveram o benefício.

Um dos beneficiados será Nabiel da Silva Cordeiro, condenado a 11 anos de prisão por roubar um helicóptero em São Paulo vestido de Papai Noel, em 2015. A fantasia foi utilizada para surpreender o piloto da aeronave, já que ele havia dito que participaria de uma confraternização em uma chácara em Mairinque. Ao pousar, dois homens o esperavam. O trio rendeu o piloto e fugiu com o helicóptero em seguida. O homem foi preso anos depois e em julho deste ano foi transferido para Rio Preto. A reportagem não conseguiu contato com a defesa de Nabiel.

Diferentemente das saidinhas anteriores, que aconteciam em datas diferentes, esta será feita de maneira simultânea em todas as unidades prisionais paulistas. Esta é a única saidinha de 2020 já que o benefício foi suspenso devido à pandemia de coronavírus. Para amenizar a distância entre detentos e familiares, a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) permitiu durante a pandemia que os presos pudessem se comunicar uma vez por semana, por meio de videoconferência. Há duas semanas foram retomadas as visitas familiares, porém, sem contato físico e visita íntima.

Segundo a Procuradoria Geral do Estado de São Paulo, têm direito à saída temporária apenas os presos que cumprem pena em regime semiaberto, que até a data da saída tenham cumprido um sexto da pena total se for primário, ou um quarto se for reincidente. Outro fator levado em consideração é a conduta carcerária. Os juízes responsáveis pelas liberações, antes de conceder a saída temporária, consultam os diretores de cada presídio.

O preso em saída temporária ainda não pode frequentar bares, boates, embriagar-se, envolver-se em brigas, andar armado, ou praticar qualquer outro ato que seja falta grave. Para garantir a segurança da população, os presos serão monitorados por tornozeleiras eletrônicas e por aumento do patrulhamento nos endereços de suas residências. Segundo o juiz Pelarin, o sistema é rígido e, para comprovar um atraso, o preso precisa passar por um processo completo. "É sempre importante estar em contato com a autoridade prisional, porque a tendência é que ele tenha o benefício frustrado, se não se apresentar no dia. Quem vai ter que atestar em caso de problema de saúde é o médico do presídio. O sistema sempre foi bastante rígido", disse. Ainda de acordo com Pelarin, a taxa dos presos que não retornam gira em torno de 1% a 2%.

A autorização da saída temporária foi feita por meio de portaria conjunta, assinado por dez juízes corregedores, inclusive Pelarin. Eles são responsáveis por fiscalizar todas as unidades prisionais em todo o Estado.

Recurso

O promotor de Justiça de Sorocaba José Augusto de Barros Faro tentou, no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), recurso para proibir a saidinha. O representante do Ministério Público alegou que a medida seria necessária para evitar um surto de Covid-19 dentro dos presídios. A ação, no entanto, foi indeferida na tarde desta sexta e a saidinha, mantida.


Papai Noel que assaltou helicóptero: um dos detentos beneficiados FOTO: Reprodução



últimas