SITUAÇÃO GRAVE
UTI para coronavírus da Santa Casa se mantém acima dos 90% ocupada e liga alerta no governo estadual
UTI para coronavírus da Santa Casa se mantém acima dos 90% ocupada e liga alerta no governo estadual
Fernandópolis recebeu alerta do governo para alta na quantidade de internações; em nove dos 10 boletins da instituição ocupação está acima dos 90% na UTI
Fernandópolis recebeu alerta do governo para alta na quantidade de internações; em nove dos 10 boletins da instituição ocupação está acima dos 90% na UTI
Gustavo Jesus
O Governador João Doria confirmou nesta sexta-feira (15) que a região de Marília vai para a fase vermelha do Plano São Paulo com suspensão de atendimento presencial em comércios e serviços não essenciais a partir da próxima segunda (18).
O aumento de casos, internações e mortes por COVID-19 deixa outras dez regiões na fase laranja, a segunda mais restritiva na estratégia de contenção da pandemia. A Grande São Paulo e outras cinco áreas continuam na etapa amarela. Uma nova reclassificação está prevista para o próximo dia 22.
O Governo do Estado também colocou em alerta 43 cidades que, independentemente da classificação de suas regiões, estão com ocupação hospitalar de pacientes graves com coronavírus acima de 80%. A recomendação é que as Prefeituras determinem a restrição total de atividades não essenciais para aliviar a pressão sobre hospitais públicos e particulares.
Os municípios em situação de alerta são Américo Brasiliense, Amparo, Apiaí, Areias, Artur Nogueira, Avaré, Bauru, Birigui, Caçapava, Carapicuíba, Cruzeiro, Embu das Artes, Fernandópolis, Ferraz de Vasconcelos, Franca, Franco da Rocha, Ilha Solteira, Itapecerica da Serra, Itapetininga, Itaquaquecetuba, Itatiba, Jacareí, Mairiporã, Marília, Matão, Mogi das Cruzes, Novo Horizonte, Ourinhos, Paulínia, Pederneiras, Porto Feliz, Presidente Prudente, Promissão, Santa Cruz do Rio Pardo, São Manuel, Serrana, Socorro, Sorocaba, Tatuí, Taubaté, Tupã, Valinhos e Votuporanga.
O Centro de Contingência recomendou que todos os 645 municípios paulistas endureçam regras para reuniões de trabalho em locais fechados, como limite máximo de 25 pessoas e distanciamento mínimo de 1,5 metro. Eventos sociais e familiares também devem ser evitados devido ao recrudescimento da pandemia. O uso de máscaras em todos locais de acesso público é obrigatório.
A situação da Santa Casa de Fernandópolis ligou o alerta para o governo do Estado em relação ao município. Nos 10 boletins divulgados pela comunicação do hospital em 2021, em nove deles a ocupação da UTI para coronavírus passava dos 90%.