QUARENTENA
Região volta para a fase laranja e se aproxima do lockdown
Região volta para a fase laranja e se aproxima do lockdown
Internações em UTI têm aumentado consideravelmente entre uma semana e outra
Internações em UTI têm aumentado consideravelmente entre uma semana e outra
Gustavo Jesus
A região de Rio Preto está de volta à fase laranja do Plano SP na atualização realizada na tarde desta sexta-feira, 15. O anúncio foi feito em coletiva no Palácio dos Bandeirantes pelo governador João Doria.
Academias, salões de beleza e restaurantes, que antes eram proibidos de realizar atendimento presencial na fase laranja, estão liberados. Todas as atividades liberadas podem funcionar por até oito horas diárias, e não mais apenas quatro como anteriormente, e a capacidade de público também sobe de 20% para 40%. Porém, todos os estabelecimentos devem encerrar o atendimento presencial às 20h.
O consumo local em bares está totalmente proibido.
As novas regras para a fase laranja se assemelham ao funcionamento na fase amarela, que é onde o Departamento Regional de Saúde (DRS) de Rio Preto está nos últimos meses.
A fase amarela permite 40% de ocupação presencial para todas as atividades liberadas, incluindo parques estaduais, e expediente de até dez horas diárias. O atendimento presencial terá que ser encerrado às 22h em todos os setores.
Nos bares, as portas devem fechar ao público mais cedo, às 20h. Atividades não essenciais que geram aglomeração, como festas, baladas e shows continuam proibidos.
Mesmo com as restrições de ocupação e horário para todo o comércio, a Prefeitura de Fernandópolis tem permitido que o tempo de funcionamento de todos os setores seja estendido, como medida para evitar aglomerações.
O Departamento Regional de Saúde (DRS) de Rio Preto, que engloba 102 municípios, tinha, até a tarde de quinta-feira, 14, quando foram fechados os dados da reclassificação. Os casos, óbitos e internações cresceram 25,7%, 36,8% e 7,7%, respectivamente. Os dados são em comparação com a semana anterior.
Em relação aos índices por 100 mil habitantes, a região tem 457,3 casos, 70,4 internações e 8,6 óbitos, todos eles classificados na fase laranja. Com a mudança de metodologia o governo estadual leva em consideração esses números na hora de determinar o faseamento.
A ocupação de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) para tratamento de Covid-19 no DRS de Rio Preto está em 70,2%, e assim como o outro critério está elencado na fase laranja. Na semana anterior a ocupação estava em 60,7%, representando um aumento exponencial na quantidade de internações.
COMO FICA O ATENDIMENTO NA FASE LARANJA EM FERNANDÓPOLIS
- Restaurantes, academias, salões de beleza e todos os demais setores, com exceção dos bares, poderão atender presencialmente
- Capacidade limitada de 40% de ocupação para todos os setores (menos bares)
- Bares poderão atender somente através de delivery, atendimento presencial está proibido
Novo mapa em vigor com as fases de cada região no Plano SP