PANDEMIA
Geladeira com mil doses de vacina contra a Covid-19 tem pane em Jales
Geladeira com mil doses de vacina contra a Covid-19 tem pane em Jales
Prefeitura afirmou que doses foram encaminhadas ao Instituto Butantan para análise.
Prefeitura afirmou que doses foram encaminhadas ao Instituto Butantan para análise.
Vereadores denunciaram possível perda de vacinas contra a Covid-19 durante sessão da câmara em Jales - Foto: Reprodução/YouTube
Da Redação/G1
Cerca de mil doses de vacinas contra a Covid-19 podem ter sido perdidas em Jales depois que a geladeira que as armazenava apresentou problema. O caso foi denunciado pelos vereadores Hilton Marques (PT) e Carol Amador (MDB), durante a sessão da câmara de segunda-feira, 14.
De acordo com o vereador Hilton Marques, o município tem milhares de doses em estoque, conforme um levantamento feito por ele no site do Governo do Estado.
Em seguida, o vereador afirmou que recebeu a informação de que o município pode ter perdido cerca de mil doses do imunizante CoronaVac, produzido pelo Instituto Butantan, por causa de um problema na geladeira que fazia o armazenamento.
“A informação que a gente obteve, e ela é real, Jales pode ter perdido mil doses de vacinas da CoronaVac. Isso significa 500 pessoas vacinadas. A vacina não pode estar no estoque, mas no braço do cidadão”, disse Hilton na sessão.
“[...] É algo que a gente tem que estar vendo com muita rapidez, urgência, e verificar isso. Essas mil doses vão para verificação e há chances de que se percam. De que forma? Parece que teve uma sobrecarga de energia, queimou a geladeira, algo neste sentido. Mas não pode ficar lá, não são só mil doses, eram mais doses e tivemos a sorte que todas não estavam na mesma geladeira.”
Hilton ressaltou que a possível perda das vacinas não foi uma falha da atual gestão da Secretaria da Saúde, mas afirmou que é importante que a Câmara de Vereadores acompanhe o caso.
A Prefeitura de Jales confirmou o problema na geladeira que armazenava as cerca de mil doses do imunizante. Afirmou também que, por enquanto, não é possível afirmar se as vacinas foram perdidas, mas o GVE foi notificado e as doses foram encaminhadas ao Instituto Butantan para análise.
Fonte: g1.globo.com