EDUCAÇÃO
Escola de Duas Pontes promove atividade para reduzir o desperdício de alimentos
Escola de Duas Pontes promove atividade para reduzir o desperdício de alimentos
A finalidade foi promover uma reflexão, de forma lúdica, dos alunos sobre a conscientização para a redução do desperdício de alimentos na escola
A finalidade foi promover uma reflexão, de forma lúdica, dos alunos sobre a conscientização para a redução do desperdício de alimentos na escola
Da Redação
A EMEF Manoel Joaquim Santana, de São João das Duas Pontes, município localizado a 20 quilômetros de Fernandópolis, realizou uma atividade com os estudantes dos 5º Anos sobre a produção e destino do lixo, ressaltando a importância da conscientização do desperdício dos alimentos.
De acordo com a direção da escola, a partir do acompanhamento, realizado pelos alunos, foi observado a quantidade de lixo orgânico produzido na instituição e seu destino. Com base nos dados, atitudes foram tomadas pela direção para que o lixo fosse diminuído a cada dia.
Durante o desenvolvimento da atividade escolar, os alunos entrevistaram a merendeira Maria Aparecida, responsável por servir os estudantes. Confira:
ALUNOS: Na escola os estudantes desperdiçam muita comida?
MARIA APARECIDA: Infelizmente sim.
ALUNOS: Qual período se desperdiça mais comida?
MARIA APARECIDA: No período da manhã.
ALUNOS: Há desperdício de muitas frutas?
MARIA APARECIDA: Das frutas não, pois somente comem os alunos que querem.
ALUNOS: No café da manhã, pão e leite são desperdiçados?
MARIA APARECIDA: Não, pelo tanto de aluno é muito difícil jogarem pão ou leite fora.
ALUNOS: As crianças desperdiçam muitas verduras e legumes?
MARIA APARECIDA: Em algumas saladas sim, com couve e almeirão.
ALUNOS: Vocês alertam as crianças para pegarem menos quantidade de comida?
MARIA APARECIDA: Sim, é muito importante o professor estar junto sempre auxiliando na quantidade que devemos colocar.
ALUNOS: Tem crianças que pedem bastante comida, mas desperdiçam? Há alguma medida para colocar a quantidade para cada aluno?
MARIA APARECIDA: Bem pouco, agora mudamos a medida da porção tendo melhor controle.
ALUNOS: Qual é o destino destes alimentos desperdiçados?
MARIA APARECIDA: Eles vão para a lavagem, alimentação de porcos.
DEPOIMENTO
“Se esse trabalho tivesse acontecido antes, teríamos ainda mais controle pois nunca paramos para pensar em pesar as sobras. É um absurdo por dia ter desperdiçado quase 9 kg de alimentos. A quantidade de comida é muito grande e dá para alimentar muitas pessoas. Nossa comida é maravilhosa. Incentivamos a comer e não desperdiçar”, completa Maria Aparecida.
DEPOIMENTO DOS ESTUDANTES
“Nossa experiência foi ótima, muito legal. Fizemos a escola inteira repensar e viramos fiscais do desperdício, sempre que uma pessoa joga comida fora alertamos sobre a quantidade de pessoas no mundo que não tem o que comer”. (ALUNOS DO 5ºB).
Entrevista feita pelos alunos da EMEF Manoel Joaquim Santana
Durante duas semanas, a direção da escola e os alunos, por meio da atividade, investigaram a quantidade de alimentos desperdiçados. Confira os gráficos com base nos dados coletados